Cidades

Após rodízio, moradores de Águas Claras ficam mais um dia sem água

Moradores reclamam que o abastecimento continuou interrompido mesmo depois do dia marcado no racionamento. Caesb afirma que em regiões mais altas a água leva mais tempo para voltar

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 20/01/2017 20:04

Moradores reclamam que o abastecimento continuou interrompido mesmo depois do dia marcado no racionamento. Caesb afirma que em regiões mais altas a água leva mais tempo para voltar

Após 24h de rodízio, moradores da zona baixa de Águas Claras alegam que estão sem abastaecimento de água pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O racionamento na região ocorreu na quinta-feira (19/1) e, nesta sexta (20), o abastecimento deveria estar normalizado. A Caesb alega que, em regiões mais altas, a água pode demorar mais para chegar.

Leia mais notícias em Cidades

Síndico de prédio na Avenida Sibipiruna, última rua da zona baixa, Leonardo Conte relata que, até o momento, nenhuma gota de água da Caesb chegou ao condomínio e a situação é preocupante. ;A caixa d;água do prédio está com cerca de 20% da capacidade. Estou torcendo para que o abastecimento volte hoje à noite, senão eu não vou ter água para os moradores;, frisou. No entanto, se a água voltar sem pressão, o sindico explica que não conseguirá chegar até a caixa, localizada no topo do prédio, de 24 andares.

Em nota, a Caesb informou que o processo de normalização é gradativo. ;A Caesb abre os registros aos poucos para evitar rompimentos de redes e outros contratempos. Depois que começa o processo de retorno do abastecimento;, isso, no entanto, pode levar até três dias. A localização do condomínio pode ser um dos fatores para a demora na normalização. ;Nos lugares mais altos, a água pode demorar um pouco mais para chegar;, explicou o órgão.

Leonardo disse que faz parte de um grupo com cerca de 300 síndicos e que alguns alegam que o sistema já está regularizado. ;Vi vários dizendo que nas primeiras quadras a água já voltou. Espero que venha de lá criando pressão até o condomínio;, disse. ;Recebi um comunicado que o racionamento deve ir até outubro. Se toda semana a gente for passar por esse aperto, não vai dar, não;, completou. Para economizar água, todos os espaços e áreas comuns do prédio estão fechadas e os moradores estão avisados sobre o ciclo.

Neste sábado (21/1), a zona alta de Águas Claras passará pela suspensão no fornecimento de água. Assim como, Concessionárias e Taguatinga Norte. No domingo (22), será a vez de Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

O racionamento

A interrupção no fornecimento de água começou em 16 de janeiro para 65% da população do Distrito Federal. No esquema, as regiões administrativas são divididas em grupos que ficam sem água por 24h. No dia seguinte à interrupção, o abastecimento volta, mas a água deve chegar às torneiras aos poucos, num período de dois dias que a Caesb chama de estabilização. Com isso, é possível que áreas acabem ficando mais de 24 horas sem fornecimento integral.

Ao todo, serão 15 regiões administrativas afetadas pelo racionamento ; aquelas abastecidas pela Barragem do Descoberto. Plano Piloto, Lago Norte, Lago Sul, Itapoã, Varjão, Park Sul não participam do rodízio porque são atendidas pelo sistema Santa Maria/Torto. Nesta sexta, o nível da Barragem do Descoberto é de 20,07%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação