Cidades

Primeira semana de racionamento gerou economia de 258 milhões de litros

Interrupção do fornecimento de água reduziu 14% do volume consumido da Barragem do Descoberto

Marlene Gomes - Especial para o Correio, Hellen Leite
postado em 23/01/2017 06:01
Luis Claudio armazenou água para consumo e para fazer a obra da casa

A primeira semana de racionamento no Distrito Federal gerou uma economia de 258 milhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer 86 mil casas, com quatro habitantes cada. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a interrupção do fornecimento de água reduziu 14% do volume consumido da Barragem do Descoberto, se comparado com os números registrados nas últimas semanas de 2016.

O presidente da Caesb, Maurício Luduvice, comemora o fato de a meta da adoção da medida ter sido superada em 4%. De acordo com ele, a companhia está retirando uma média semanal de 3,8 mil litros por segundo da barragem. Em dezembro do ano passado, a média de consumo foi de 4,4 mil, e, em setembro, auge do período da seca e de forte calor, foi de 5,1 mil litros.
A companhia também atribui o saldo positivo à ação dos brasilienses, que contribuem ao fazer uso racional da água. ;A população está fazendo a sua parte para superar a crise hídrica vivida pelo Distrito Federal, principalmente nas regiões abastecidas pelo Descoberto;, disse Maurício Luduvice. Mas, apesar dos bons resultados, ele não se arrisca a fixar um prazo para o fim do rodízio de água no DF. ;Estamos mirando a recuperação do nível do reservatório. Vamos reduzir o consumo e a vazão captada do Descoberto, até a recuperação da bacia para a próxima seca;, afrimou.

O rodízio no abastecimento de água em 15 regiões administrativas foi implantado pela Caesb no último dia 16, após os níveis da Barragem do Descoberto chegarem ao índice crítico de 18,94%. A medida determina um ciclo, a cada seis dias, de 24 horas sem água nas cidades selecionadas; dois dias para religar e estabilizar o sistema e até três para a situação ser normalizada.


Hoje

Ficam sem água Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação