Cidades

Vacina da febre amarela no DF esbarra na desinformação

O problema é que não há formas de saber quais unidades de saúde estão sem o material, pois os telefones não funcionam

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 24/01/2017 06:03
Doses contra a febre amarela: centros de saúde sem telefone
A falta de informação faz com que moradores do Distrito Federal perambulem pela cidade em busca da vacina contra a febre amarela. A Secretaria de Saúde alega que não há falta de doses na capital, mas, como a concentração do estoque é feita no órgão, alguns centros de saúde ficam sem o insumo no período entre a solicitação e a entrega do material. O problema para os brasilienses é que não há formas de saber quais unidades de saúde estão sem o material, pois os telefones de grande parte delas não funcionam. Assim, muita gente acaba frustrada.

Leia mais notícias em Cidades

É o caso do pedreiro David de Oliveira, 38 anos, que percorreu 19 quadras de Santa Maria e não conseguiu ser vacinado. ;Saí de casa cedo, andei cinco quadras até o Centro de Saúde N;1 e recebi a informação de que não tinha vacina. Depois disso, peguei um ônibus, passei mais 14 quadras e cheguei ao Centro N; 2, onde recebi a mesma informação;, reclama.

O problema não é apenas com David. Apenas ontem, mais de 10 leitores mandaram mensagens ao WhatsApp do Correio (99256-3846), informando a falta do insumo em postos de Taguatinga, de Sobradinho, da Asa Sul e da Asa Norte. O policial civil Luiz Meirelles, 51, começou a procura pelo Hospital das Forças Armadas (HFA), no Cruzeiro. Em seguida, compareceu ao Centro de Saúde N; 11, na 905 Norte, e finalizou a procura no Hospital Dia, na 508 Sul. ;Nos dois primeiros, não havia vacina. Na Asa Sul, fui informado que havia o material, o que não tinha era quem aplicasse;, queixa-se. Para ele, porém, o mais revoltante é não ter como se informar. ;Nenhum telefone atende, temos de deixar tudo para trás e sair levando ;não; de posto em posto;, lamenta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

*Estagiário sob supervisão de Guilherme Goulart.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação