Cidades

Desorganização e tumulto marcam matrículas de cursos gratuitos do IFB

Inscrições começaram às 9h desta segunda-feira (30/1) no campus do Plano Piloto do instituto federal. Atrasos, falta de atendimento preferencial e pessoas furando fila revoltaram candidatos

Tainan Pimentel*
postado em 30/01/2017 13:55

Inscrições começaram às 9h desta segunda-feira (30/1) no campus do Plano Piloto do instituto federal. Atrasos, falta de atendimento preferencial e pessoas furando fila revoltaram candidatos

Quem foi se inscrever para um dos mais de 200 cursos gratuitos do Instituto Federal de Brasília (IFB), câmpus Plano Piloto, na manhã desta segunda-feira (30/1), enfrentou muita dor de cabeça. Teve de tudo: falta de organização, demora no atendimento, ausência de atendimento preferencial para candidatos com necessidades especiais e até ex-funcionário que tentou passar na frente dos demais interessados.

[SAIBAMAIS]As reclamações começaram pouco depois das 9h, horário de início das matrículas, conforme informava edital divulgado na última sexta-feira (27/1). O documento também informava que as matrículas seriam feitas por ordem de chegada, sem dar maiores detalhes. Quem chegava ao campus, preenchia o nome em uma lista e indicava o curso pretendido. Em seguida, era orientado por um vigilante a aguardar a chamada.

Contudo, a convocação acabou sendo feita por curso pretendido e não por ordem de chegada, como informava o edital. "Cheguei aqui ontem [domingo], às 22h, dormi aqui, e quem chegou hoje já foi chamado, e eu não", protestou a estudante Andrezza Nascimento, 22 anos.

Outra reclamação de quem esteve no local foi a demora no atendimento. O intervalo entre a primeira e a segunda chamada de candidatos foi de quase duas horas. Segundo uma funcionária do local, que não quis se identificar, apenas três pessoas faziam as matrículas. "Isso é uma falta de respeito com as pessoas. Deveriam ter colocado mais funcionários", reclamou Letícia Carreiro, 23 anos, moradora da Asa Norte.

Deficientes sem tratamento adequado


Dois candidatos deficientes que estiveram no local afirmam que não receberam o tratamento adequado. Rodrigo Silva, 25 anos, morador da Estrutural que tem dificuldade de locomoção, conta que ficou em pé das 7h, horário que chegou, até pouco depois das 10h, quando, finalmente, pôde se sentar.

O Correio também observou o caso de uma ex-funcionária do instituto que entrou direto para a área de triagem sem colocar o nome na lista.

Com a confusão envolvendo a convocação por curso, e não por ordem de chegada, a direção voltou atrás e, por volta das 11h, alterou a forma de chamar as pessoas, respeitando a ordem de nomes na lista. Perto do meio-dia, a fila se estendia até a parte externa da instituição.

O edital, divulgado na última sexta-feira (27/1), oferece 674 vagas gratuitas entre dez campos da instituição.

Nota de esclarecimento

Em nota enviada na tarde desta terça-feira (31/1), a Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Brasil (IFB) disse que foi surpreendida por uma demanda maior do que a esperada e que estará mais atenta nas próximas situações. Informou, ainda, que restam 65 vagas em dois campis da instituição. Leia na integra:

O IFB esclarece que foi surpreendido com a grande demanda de interessados nas vagas remanescentes oferecidas no Campus Brasilia, única unidade, entre as 10 que realizaram as matrículas, que registrou algum tipo de contratempo. A unidade disponibilizou seis servidores que tentaram atender, da melhor forma possível, o público que procurou o Instituto para preenchimento as últimas 212 vagas disponíveis no campus. A direção do IFB pede desculpa à comunidade e reforça o compromisso de estar mais atenta nas próximas situações. Vale destacar que ainda restam 65 vagas em quatro cursos dos Campi Planaltina e Taguatinga. O próximo processo seletivo do IFB acontecerá, possivelmente, no mês de abril. Informações no site www.ifb.edu.br

* Estagiário sob supervisão do editor Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação