Cidades

Concurso do Correio traz as melhores fotos do alvorecer na capital

Na seleção, que durou 10 dias, mais de 2 mil participantes postaram fotos do alvorecer em vários locais da cidade utilizando a hashtag #bomdiabrasiliacb

Luciano Vellasco *
postado em 17/02/2017 06:10
A exposição fica em cartaz até 5 de março e tem chamado a atenção de quem passa pelo Conjunto Nacional
Clarice Lispector escreveu que os arquitetos criadores de Brasília reservaram espaço para as nuvens. E, de fato, ao limitar o gabarito dos prédios a seis andares, Lucio Costa proporcionou não apenas uma visão ampla, mas também uma intensa interação dos brasilienses com o céu de Brasília. Esse é um dos aspectos mais singulares do Plano Piloto. A incidência da luz transforma o alvorecer em um espetáculo renovado a cada dia e transfigura os monumentos da capital modernista, sempre convidando a um novo olhar sobre a cidade.
O alvorecer é o tema da mostra Bom dia, Brasília, no Conjunto Nacional, resultado de um concurso que mobilizou fotógrafos de toda a cidade, tanto profissionais quanto amadores. Na seleção, que durou 10 dias, mais de 2 mil participantes postaram fotos do alvorecer em vários locais da cidade utilizando a hashtag #bomdiabrasiliacb. As escolhidas por uma comissão foram as fotos de Bruno Oliveira, Luis Fabiano Neves e Eduardo Silva Santana. Cada um ganhou um prêmio de R$ 1.000 para gastar no shopping Conjunto Nacional.

Bruno Oliveira, Esplanada dos Ministérios
O concurso é uma iniciativa do Correio Braziliense em parceria com a empresa Look Indoor, sob o patrocínio do Conjunto Nacional, e teve como objetivo mostrar o olhar cotidiano do brasiliense sobre o amanhecer da cidade. Os fotógrafos do jornal exercitam esse olhar, diariamente, e postam belas imagens nas redes sociais. Por isso, a mostra inclui também a produção de repórteres fotográficos do Correio. São 18 fotos clicadas por Ed Alves, além de outras 19 flagradas por Antônio Cunha, Minervino Júnior, Marcelo Ferreira e Breno Fortes.

O servidor público Eduardo Silva Santana foi um dos três escolhidos. Ele conta que estava indo de moto para o trabalho e resolveu parar na altura da Catedral Metropolitana para registrar uma foto, mas não esperava ficar entre os três finalistas. ;Eu não estava esperando, porque tinham fotos muito boas. Foi uma surpresa muito grande para mim;, comenta o servidor, que ainda brincou dizendo que chegou cinco minutos atrasado ao trabalho, mas que valeu muito a pena.

Luis Fabiano Neves, Torre Digital

Reação

Os trabalhadores que passam todos os dias pelo shopping aprovaram a iniciativa. O vendedor Andrei Paternostre, 22 anos, trabalha no Conjunto Nacional em um quiosque que vende óculos de sol e convive, cotidianamente, com a vista privilegiada que tem do céu na Esplanada. Segundo ele, o que torna Brasília única é amplidão e a proximidade com o céu. Por conta da arquitetura tombada da cidade, é possível vê-lo de qualquer lugar do Plano Piloto. E a exposição é uma forma de valorizar essa singularidade. ;Achei sensacional. Movimenta o conceito das pessoas e estimula a passarem a observar mais a cidade. Além disso, incentiva a se esforçarem para tentar retratar algo bonito no cotidiano;, comenta Andrei. Andrei conta também com a beleza do céu para vender seus óculos. ;Sempre tento mostrar a forma que os óculos mudam a cor das nuvens para eles verem o céu diferentemente;, diz o vendedor.

Eduardo Silva Santana, Catedral de Brasília
A esteticista Maria da Glória Mendes, 40, também apreciou o concurso. Ela se extasia com o céu da capital, faz caminhadas semanais no Parque da Cidade e reserva um tempo para admirar o espaço celeste. ;Sempre estou observando o céu lindo e limpo. Tiro fotos para enviar aos meus parentes no Piauí e quase todos comentam que o sonho deles é conhecer Brasília;, conta Maria que não sabia da exposição, e, por acaso, havia marcado de se encontrar com outra pessoa e parou para observar as fotos.

Muita gente não dispõe de tempo para apreciar as mutações silenciosas do espaço de Brasília. A correria do dia a dia inibe a vontade de parar e admirar as belezas da capital. Mas isso não é uma regra para todos. A aposentada Semiramis Pedrosa de Almeida, 70, conta animada o quanto gosta do céu da capital. ;Eu tenho a impressão de que estou em uma lona imensa, parece que estamos em outro planeta;, comenta. Ela faz muitas caminhadas e, como não dispõe de carro, resolve tudo a pé e tem a possibilidade de admirar com mais calma as pequenas nuances da cidade. ;Estou aposentada, então tem esse lado bom. Eu paro, olho as plantas, olho os animais, o nascer do sol, o pôr do sol, eu olho tudo;, conta animada, parabenizando a iniciativa.


Visite

Mostra Bom dia, Brasília

No 1; piso ; Praça JK do Conjunto Nacional
As fotografias ficarão exposta no shopping até 5 de março
A visitação é gratuita, com classificação indicativa livre.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação