Cidades

Bombeiros fazem parto de mulher que não sabia que estava grávida

Isabel Cristina Dias não sabia que estava grávida e ao sentir dores abdominais e cólicas se automedicou, entrando em trabalho de parto prematuro. A ação dos militares salvou mãe e bebê

Ailim Cabral
postado em 18/02/2017 09:45
A noite desta sexta-feira (17/02) foi uma surpresa inusitada para Isabel Cristina Dias, 38 anos. Sem saber que estava grávida, a mulher se automedicou após sentir dores abdominais e cólicas, o que resultou em um parto prematuro. Com a ajuda do Corpo de Bombeiros, Isabel deu à luz no início da madrugada.

Bombeiro segura criança prematura no colo após parto emergencialPor volta das 23h50, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Ao chegar ao local, em Ceilândia, os militares encontraram a mulher em trabalho de parto. Ela estava acima do peso e informou que não menstruava desde novembro de 2016. Ao examinar Isabel, o sargento Barreiro notou mais uma complicação no caso: a criança estava em posição pélvica, ou seja, sentada em direção ao colo do útero. Esse tipo de situação pode resultar na morte da criança e da mãe.

O sargento, com mais de 30 anos de experiência, conseguiu retirar o bebê em segurança. O tamanho reduzido da criança facilitou o parto. Segundo a comunicação do Corpo de Bombeiros, a menina nasceu com 20 semanas e com formação adiantada. No entanto, os pulmões do bebê não estavam bem formados e, após o nascimento, ele não respondia a estímulos. O sargento Barreiro cortou o cordão umbilical, aspirou as vias aéras da menina e a aqueceu. Por fim, o militar deu tapinhas no bumbum do bebê, fazendo com que ela chorasse, acalmando a mãe.

Os militares relataram que o momento foi emocionante e que mãe e filha foram encaminhadas para o centro obstétrico do Hospital Regional de Ceilândia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação