Cidades

Brasilienses colocam os blocos na rua e adiantam a folia de carnaval

O sol quente ajudou a animar os foliões que brincaram em 12 festas organizadas em espaços públicos do Distrito Federal, ontem. E teve para todos: jovens, adultos, idosos, gays, lésbicas, crianças com Down

Renata Rusky, Renata Rios, Otávio Augusto
postado em 19/02/2017 09:38

Foliões esbanjaram criatividade no Samba do Peleja, que ocupou a Praça dos Prazeres, na 201 Norte

O Rei Momo ainda não tomou posse da chave da cidade, mas aos poucos o concreto cinzento da capital federal ganha cores com as festas de pré-carnaval. Ontem, ao menos 12 blocos invadiram ruas e praças das Asas Sul e Norte, do Cruzeiro e do Lago Norte. Havia opções para adultos, crianças e até animais. Hoje, outras seis agremiações, entre tradicionais e da nova geração, levam alegria aos brasilienses.

Os blocos alegraram o sábado de sol quente ao som de marchinhas, frevo, axé e hits do verão. Os integrantes da Banda Galo Cego aninaram o Setor Bancário Sul. Personagens consagrados, como o mexicano Chaves, marcaram presença. Mas havia também composições aleatórias, com combinações de peruca e camisas. Até o presidente norte-americano, Donald Trump, participou da folia.

O músico Lucas Falcão, 42 anos, interpretou Chaves. O seu colega Ywstter Moura, 44 anos, era o Trump. Eles brincaram que estavam negociando intervenções menos severas na política de imigração do presidente republicano. ;Vamos conseguir encontrar uma solução para essa questão;, afirmaram. Os amigos se conhecem há 15 anos e sempre festejam o carnaval juntos.

Leandro Correia, 41 anos, também é músico. Ele comprou a fantasia na Candangolândia, onde mora. Trajava uma longa peruca loira e uma camisa florida chamativa. ;Os preços das alegorias da minha cidade são bons e as opções, variadas;, deu a dica. O comércio também se contagiou com os festejos de Momo. Se as lojas de fantasia lucram durante a semana, os ambulantes aproveitam a folia para driblar a crise econômica. Vários foram vistos por todos os blocos.
Muita gente levou o bichinho de estimação para o CarnaPet, no Cine Drive-in
Teve festa até para cachorro. O primeiro CarnaPet de Brasília levou muita animação ao Cine Drive-in. Além de promover diversão, o bloco arrecadou ração, objetos diversos e remédios para abrigos de cães. A fantasia não era obrigatória, mas os donos apostaram na criatividade. A ideia surgiu da organização não governamental ItDogs, que queria fazer um evento tanto para reunir os amantes de cachorros, quanto para incentivar a interação entre os animais.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação