Cidades

Caesb prepara racionamento nas regiões abastecidas por Santa Maria

Locais como Asa Norte e Sul, Noroeste, Sudoeste e Lago Norte serão atingidas. Pela primeira vez, limites de vazão de captação será reduzido nas duas barragens

Flávia Maia, Walder Galvão*
postado em 20/02/2017 10:12
Reservatório de Santa Maria está com 45% da capacidade
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) reduziu, pela primeira vez na história, os limites de captação de água dos sistemas do Descoberto e de Santa Maria/Torto. Com a decisão, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) prepara a implantação do racionamento nas demais regiões da capital do país, como Plano Piloto, lagos Sul e Norte e Itapoã. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (20/2), na tentiva de amenizar os efeitos da crise hídrica.
Um estudo feito por Adasa, Caesb e pela Agência Nacional de Águas (ANA) mostra as dificuldades de recuperação dos reservatórios. A determinação limitará a captação no reservatório do Descoberto para 3,5 mil litros por segundo por mês - o equivalente a redução de 41,6% na vazão atual. A Caesb terá um prazo de sete dias para implementar as decisões e informou, por meio de nota, que qualquer alteração no abastecimento será comunicada com três dias de antecedência.
[SAIBAMAIS]Já para o reservatório de Santa Maria, o corte foi mais drástico. A vazão média mensal captada pela Caesb, que era de 1.478 litros por segundo, será limitada a 500 litros por segundo - redução de 66% na captação. As medidas deverão ser implementadas até 6 de março.
A Barragem de Santa Maria abastece Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Paranoá, Itapoã, Setor de Mansões Lago Norte, SOF-Sul Condomínio Park Sul Prime Residence Living e Superquadra Park Sul. Em 30 de janeiro, essses locais começaram a ter a pressão da água reduzida.
Nesta segunda-feira (20/2), o reservatório do Descoberto apresentou nível de 37,49% e o de Santa Maria, 45%. Mesmo com um aumento dos índices em relação aos meses anteriores, o cenário ainda é considerado crítico.
*Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação