Cidades

Passageira flagra micro-ônibus sem vidros nas portas rodando em Santa Maria

Veículo é da cooperativa Cootarde, que atende as linhas circulares entre Santa Maria e Gama. O micro-ônibus estava ainda com os apoios para as mãos soltos

Tainan Pimentel*, Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 20/02/2017 17:24
Um dos veículos da empresa Cootarde, cooperativa que faz parte do sistema de transporte público do Distrito Federal, foi flagrado rodando em péssimas condições. Uma passageira gravou um vídeo mostrando o coletivo rodando com cadeiras soltas, sem vidros nas portas traseiras e com suportes quebrados.
O veículo, de número 520012, atende a linha circular entre Santa Maria e Gama. O vídeo foi gravado pela passageira Luciana de Sousa no último sábado (18/2) e publicado em uma rede social. "Olha a qualidade dos nossos ônibus. E os impostos e as passagens só aumentando", relatou Luciana. Na publicação, vários outros usuários reclamam das péssimas condições dos micro-ônibus de outras cidades do DF.
[VIDEO1]

Segundo Luciana, o problema é comum aos usuários. "Quando não é uma situação dessas, é uma campainha que não funciona, ou bancos soltos, portas que não abrem inteiras, ônibus lotados", relata.

Outro lado

A presidente da Cootarde, Marlene Chagas, disse que o vídeo foi feito como "vingança" por um ex-funcionário da cooperativa, insatisfeito com a demissão. "Ele tem raiva da cooperativa por ter sido demitido. Entrou dentro do ônibus e fez o vídeo", conta. No entanto, mas imagens, a voz que narra os fatos é de uma mulher, e não de um homem. O Correio, então, enviou o vídeo para a presidente da cooperativa, mas depois disso não conseguiu mais contato.
No primeiro contato com Marlene, ela disse que o coletivo que aparece no vídeo estava sendo levado para manutenção e que ele não circula desde o mês passado. Além disso, segundo a Cootarde, 10 novos ônibus estão circulando desde o ano passado e 20 desde a última semana. Outros 21 começam a rodar a partir desta terça-feira (21/2), e 30, dentro de 15 dias. "Eles estão recebendo validador", detalha.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que o veículo foi retirado de circulação para ser submetido a inspeção e manutenção da Subsecretaria de Fiscalização de Auditoria e Controle (Sufisa). De acordo com a pasta, a Cootarde será multada conforme prevê o Código Disciplinar Unificado (CDU), que prevê a infração.

A Semob reiterou, ainda, que a conservação dos ônibus é verificada a cada fiscalização, bem como são inspecionadas as condições gerais de segurança e conforto para o usuário. Além disso, o cidadão pode fazer a denúncia de irregularidades pelo telefone 162.

Troca da frota

Na última sexta-feira (17/2), o governo de Brasília iniciou a renovação da frota das cooperativas que atuam no transporte público, prevista no programa de mobilidade urbana do Distrito Federal. Foram entregues 20 novos micro-ônibus, dos quais quatro foram destinados à Santa Maria e Gama.

Luciana considera que os veículos disponibilizados não serão suficientes para atender a demanda de passageiros do trajeto. "Muitas pessoas dependem desse transporte. Uma viagem para o Gama, que deveria durar 30 a 40 minutos, dura uma hora. A quantidade de estudantes e trabalhadores é muito grande, principalmente no horário de pico", conta.

Segundo o governo de Brasília, ao longo do ano será realizada uma renovação na frota das cooperativas que atendem o DF. Atualmente, cerca de 350 micro-ônibus estão em operação. Os veículos estão nas ruas desde 2008. Por lei, o tempo máximo de uso permitido é de sete anos.

*Estagiários sob a supervisão de Ana Letícia Leão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação