Cidades

Ministério apura se peixes baratos são vendidos como pescado nobre no DF

O órgão realizará análises de DNA em laboratório oficial para a comparação do produto anunciado na embalagem

Gabriella Bertoni - Especial para o Correio
postado em 21/02/2017 10:05
A operação acontece simultaneamente em oito estados e no Distrito Federal e conta com o apoio de 14 equipes visitando 12 cidades
Na manhã desta terça-feira (21/02), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou a "Operação da Semana Santa", para coletar amostra de pescados de mercados do Distrito Federal. O órgão realizará análises de DNA em laboratório oficial para a comparação do produto anunciado na embalagem.
A operação acontece simultaneamente em oito estados e no Distrito Federal e conta com o apoio de 14 equipes visitando 12 cidades. As marcas escolhidas são nacionais e internacionais, todas fiscalizadas pelo Mapa. Segundo o auditor fiscal agropecuário, Paulo Araujo, o mais comum é a substituição de peças nobres, como bacalhau, salmão selvagem e surubim por produtos de menor valor, como o bagre.
Nas marcas nacionais em que forem constatadas as fraudes, o órgão entrará com uma medida cautelar e apreender produtos para testes em outros lotes. "Além de multas, as empresas terão que comprovar a autenticidade do peixe. Em caso de indústria internacional, os carregamentos ficam presos nos portos para testes", explicou Paulo.
Os resultados serão divulgados no início de abril, na semana anterior à Semana Santa, época de maior venda de peixes nos mercados do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação