Cidades

Câmara Legislativa do DF elege hoje 10 comissões permanentes

Definição ocorrerá após 21 dias de demora e pauta trancada na Casa. Os dois principais colegiados - de Constituição e Justiça e de Economia, Orçamento e Finanças - entrarão em votação com os nomes predeterminados

postado em 22/02/2017 06:00
A eleição das 10 comissões permanentes da Câmara Legislativa está marcada para as 15h: sob pressão
Após quase um mês de negociações, os distritais farão, hoje, a eleição das 10 comissões permanentes da Câmara Legislativa, além de escolher os titulares da Corregedoria e da Ouvidoria. Em razão do imbróglio, durante os 21 dias de exercício parlamentar em 2017, os deputados apreciaram um projeto de lei. Na prática, as propostas só podem ir a plenário após passarem pelo crivo dos colegiados, nos quais ocorrem as análises das constituintes legais e do impacto financeiro e social das iniciativas.

A princípio, a votação ocorreria apenas amanhã. Entretanto, depois de uma reunião entre os distritais, os quais interromperam a sessão ordinária de ontem por cerca de uma hora para tentar um entendimento, além da pressão de parlamentares pela convocação do pleito, o presidente do Legislativo local, Joe Valle (PDT), agendou a eleição para as 15h de hoje.

Apesar da falta de consenso, na tarde de ontem, solucionou-se a última pendência relativa à realização do pleito: cinco deputados da oposição ao Palácio do Buriti ; Celina Leão (PPS), Rafael Prudente (PMDB), Raimundo Ribeiro (PPS), Robério Negreiros (PSDB) e Wellington Luiz (PMDB) ; oficializaram a composição do bloco parlamentar. Os parlamentares tentavam a costura de acordos, pois, devido ao baixo índice de integrantes, terão apenas uma cadeira em cada comissão e, dificilmente, elegerão as Presidências dos colegiados. ;Teremos de nos adequar às possibilidades. O desacordo deve-se à atuação do governador, que insistiu em interferir nas negociações;, afirmou o líder do bloco, Wellington Luiz, referindo-se às rodadas de conversas de Rodrigo Rollemberg com a base aliada.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação