Retiros espirituais proporcionam descanso contemplativo durante o carnaval

A Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis abrigam destinos preciosos para quem quer aproveitar a calmaria nos dias de folia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/02/2017 11:25 / atualizado em 23/02/2017 14:24

Paraíso dos Pândavas/Divulgação

Nem sempre celebrar o carnaval significa curtir os blocos de rua, assistir aos desfiles das escolas de samba ou sair com os amigos para a folia. Para alguns brasilienses, a melhor opção é o silêncio e calmaria. Não muito longe da capital, a natureza exuberante da Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis, em Goiás, abriga destinos preciosos para quem quer aproveitar os dias de folia para descansar a mente e renovar as energias sem deixar de aproveitar o belo cenário do cerrado.

Em Alto Paraíso, nos arredores do Morro da Baleia, fica um dos principais retiros holísticos da região. O Paraíso dos Pândavas, que se dedica à prática de acroyoga. A reserva ambiental guarda tesouros da natureza como campos preenchidos por flores do cerrado, minas de cristais e uma cachoeira. Neste carnaval, dois retiros serão oferecidos no local com a bênção do líder espiritual Sri Prem Baba: o O-DGI - O Despertar de um Guerreiro Interno, e o Cerrado Vibracional.

Leia mais notícias em Cidades

O O-DGI é um retiro que acontece em três dias e é focado em meditação e fortalecimento da espiritualidade, usando o método criado em cima das ferramentas das artes marciais. Já o Cerrado Vibracional é uma imersão de cinco dias na natureza da Chapada dos Veadeiros com vivências terapêuticas conduzidas por curandeiros e terapeutas do santuário ecológico. A programação conta com exploração de cachoeiras, vales, lugares isolados e sagrados, além de visitas a comunidades quilombolas e experiências com a medicina floral do cerrado, música vibracional e cristais da região.  
 
Em outro município de Goiás, em São Gabriel, a filosofia do mestre indiano Paramahansa Yogananda, responsável por difundir a krya yoga no ocidente, desperta as atenções de quem escolhe a fazenda homônima para meditar, fazer exercícios de energização ou até mesmo participar de cânticos e leituras. O passeio é organizado mensalmente pelo grupo de meditação self-realization fellowship, mas o local pode ser visitado por entusiastas e simpatizantes da prática durante todo o ano.
 
Também em um cenário privilegiado, o Mosteiro Zen, a 38km de Pirenópolis, fica encravado nas Cachoeiras dos Dragões, um conjunto de nove quedas d´água que recebem nomes inspirados em dragões da cultura japonesa. O mosteiro conta 900 hectares de santuário ecológico a cerca de 1.270 metros de altitude. O ecoparque oferece uma trilha de 3 quilômetros com oito quedas de água aberta à visitação. Para os interessados em passar por uma experiência ou se aprofundar no zen budismo, há retiro de meditação intensa todos os meses, inclusive no carnaval.



Serviço

Fazenda Retiro Paramahansa Yogananda
Rodovia GO - 118, km 31, São Gabriel.
Telefone: (61) 99983-6397

Mosteiro Zen Eisho-Ji
Várzea do Lobo, zona rural de Pirenópolis, a 38 km do centro da cidade. Fica a 150 km de Brasília.
Contato: (62) 99629-4063

Paraíso dos Pândavas
GO 239, km 14, Alto Paraíso.
Telefone: (61) 99108-2009
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.