Cidades

Retiros espirituais proporcionam descanso contemplativo durante o carnaval

A Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis abrigam destinos preciosos para quem quer aproveitar a calmaria nos dias de folia

Hellen Leite
postado em 23/02/2017 11:25 / atualizado em 17/09/2020 12:37

Lugares em meio às belezas naturais do cerrado aliam a prática da filosofia ao descanso e à preservação ambiental
Nem sempre celebrar o carnaval significa curtir os blocos de rua, assistir aos desfiles das escolas de samba ou sair com os amigos para a folia. Para alguns brasilienses, a melhor opção é o silêncio e calmaria. Não muito longe da capital, a natureza exuberante da Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis, em Goiás, abriga destinos preciosos para quem quer aproveitar os dias de folia para descansar a mente e renovar as energias sem deixar de aproveitar o belo cenário do cerrado.

Em Alto Paraíso, nos arredores do Morro da Baleia, fica um dos principais retiros holísticos da região. O Paraíso dos Pândavas, que se dedica à prática de acroyoga. A reserva ambiental guarda tesouros da natureza como campos preenchidos por flores do cerrado, minas de cristais e uma cachoeira. Neste carnaval, dois retiros serão oferecidos no local com a bênção do líder espiritual Sri Prem Baba: o O-DGI - O Despertar de um Guerreiro Interno, e o Cerrado Vibracional.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]O O-DGI é um retiro que acontece em três dias e é focado em meditação e fortalecimento da espiritualidade, usando o método criado em cima das ferramentas das artes marciais. Já o Cerrado Vibracional é uma imersão de cinco dias na natureza da Chapada dos Veadeiros com vivências terapêuticas conduzidas por curandeiros e terapeutas do santuário ecológico. A programação conta com exploração de cachoeiras, vales, lugares isolados e sagrados, além de visitas a comunidades quilombolas e experiências com a medicina floral do cerrado, música vibracional e cristais da região.

Em outro município de Goiás, em São Gabriel, a filosofia do mestre indiano Paramahansa Yogananda, responsável por difundir a krya yoga no ocidente, desperta as atenções de quem escolhe a fazenda homônima para meditar, fazer exercícios de energização ou até mesmo participar de cânticos e leituras. O passeio é organizado mensalmente pelo grupo de meditação self-realization fellowship, mas o local pode ser visitado por entusiastas e simpatizantes da prática durante todo o ano.

Também em um cenário privilegiado, o Mosteiro Zen, a 38km de Pirenópolis, fica encravado nas Cachoeiras dos Dragões, um conjunto de nove quedas d;água que recebem nomes inspirados em dragões da cultura japonesa. O mosteiro conta 900 hectares de santuário ecológico a cerca de 1.270 metros de altitude. O ecoparque oferece uma trilha de 3 quilômetros com oito quedas de água aberta à visitação. Para os interessados em passar por uma experiência ou se aprofundar no zen budismo, há retiro de meditação intensa todos os meses, inclusive no carnaval.

[VIDEO1]

Serviço

Fazenda Retiro Paramahansa Yogananda
Rodovia GO - 118, km 31, São Gabriel.
Telefone: (61) 99983-6397

Mosteiro Zen Eisho-Ji
Várzea do Lobo, zona rural de Pirenópolis, a 38 km do centro da cidade. Fica a 150 km de Brasília.
Contato: (62) 99629-4063

Paraíso dos Pândavas
GO 239, km 14, Alto Paraíso.
Telefone: (61) 99108-2009

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação