Cidades

Prata da Casa: Litieh mistura MPB, samba e forró em novo trabalho

O segundo álbum da carreira de Litieh, ainda sem nome, traz composições autorais inspiradas na MPB, samba e forró

Mirelle Bernardino*
postado em 24/02/2017 13:57
[VIDEO1]
Goiana radicada em Brasília, a cantora Litieh, 28 anos, começou a desenvolver ainda na infância o lado artístico musical, em meio às rodas de cantores e violeiros. Nascida no município de Quirinópolis, no interior de Goiás, ela sempre ouviu e aprendeu as modas sertanejas, típicas da região, mas agregou muito da MPB, samba e forró ao repertório que ouvia. E da junção desses ritmos é que ela se inspira para produzir o próximo trabalho, um EP, ainda sem nome.

[SAIBAMAIS]Litieh conta que depois de dois anos é que conseguiu entender o processo de gravação de um disco. "E agora estou pronta para contar uma nova história, novos momentos que vivi", explica. Ela quer um projeto mais dançante, que faça as pessoas entrarem em sintonia com a canção. "Quero compor trabalhos que possuam boas sensações para quem escuta;, revela. As inspirações são simples: ;Escrevo de acordo com momentos que vivi, experiências. Nem preciso dizer que o amor é uma dessas inspirações".
Litieh quer um projeto mais dançante, que faça as pessoas entrarem em sintonia com a canção.

Vocação

Litieh aprendeu a tocar teclado ainda criança, conduzida pelos pais. Depois se envolveu com outros instrumentos musicais, além de soltar a voz. Aos 19 anos percebeu que a música era sua vocação e começou a estudar. ;Meus pais me ensinaram a ouvir música com atenção, parar e apenas sentir a canção;, comenta.

Em 2015, a cantora gravou o primeiro CD, Catiré, com 12 faixas. O trabalho autoral contou com a primeira música que ela compôs, intitulada "Rosa Maria". Na mesma época que estava produzindo o CD, ocorreu a tragédia ambiental do Rio Doce, que devastou o distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Comovida, a compositora produziu a música "Lar de Bento", uma crítica à falta de preocupação das pessoas com a água. ;Ei, ei você, não vá dizer, que não se importa, com a água, que teu filho vai beber;, canta a artista.

Prestígio

Litieh comenta que existe um grande problema de aceitação na sociedade com relação a alguns tipos de música e também com o disco dela. E lamenta a falta de prestígio dado aos artistas em geral. ;As pessoas não param para ouvir música. Estão escutando enquanto fazem várias atividades. Não se preocupam com os detalhes;, conclui. Para ela, este é um dos motivos para vários artistas não serem prestigiados como deveria.

A cantora participou de grandes eventos da capital, já ganhou prêmios com canções como "Rosa Maria", "Catiré" e "Beira do Rio" e venceu como melhor arranjo. Uma de suas apresentações favoritas foi no lançamento do CD. ; Sou bem criteriosa, mas quando assisto ao vídeo me identifico totalmente." A artista já se apresentou em lugares populares na cidade, mas nunca fez shows grandes em outras cidades. ;Neste ano, quero expandir, quero que outras pessoas possam conhecer o meu trabalho;, relata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação