Cidades

Cidades ao redor de Brasília entram na maratona carnavalesca

De hoje a terça-feira, as cidades da região Metropolitana também brincam o carnaval com os blocos voltados para crianças e famílias e com temas sociais. No total, são 46. Mas alguns chamam a atenção pelo enredo conscientizador presente na periferia

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 25/02/2017 07:15
O bloquinho Coco da Ema é promessa de empolgação na segunda-feira

O Distrito Federal não é só Brasília. E o carnaval não está somente no Plano Piloto. As outras cidades do quadradinho também estão animadas para os próximos dias de festa. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), cerca de 120 mil pessoas passarão pelas ruas de Ceilândia, Recanto das Emas e Areal, entre outras localidades. Mas o tema da folia é o mesmo em todos os pontos: a diversidade, com uma atenção especial para a criançada.

[VIDEO1]

É o caso do tradicional bloco Mamãe Taguá, que fará uma parceria com o CarnaKids, voltado para o público infantil. O resultado da união dos dois grupos poderá ser visto hoje, às 14h, na área infantil do TaguaParque, no Pistão Sul. Na programação, haverá pintura de rosto, corridas de saco, karaoquê e outras brincadeiras. Segundo o presidente do grupo Mamãe Taguá, Samuel Santos, o objetivo é trazer um momento de lazer diferenciado do dia a dia. ;Atualmente, a diversão das crianças é dentro de casa e elas quase não interagem;, informa. ;E há todo um cuidado com a segurança. Não venderemos bebidas alcoólicas dentro do bloco. Mas quem quiser levar seu isopor é bem-vindo;, afirma Adriana Cordeiro, do CarnaKids.

[SAIBAMAIS]Também voltado para a família, a terceira edição do bloco Lordes do Areal está marcada para a praça da QS 6, a partir de 15h. O enredo é ;Luz, câmera, ação social ; o Lordes brinca no carnaval;, mostrando o trabalho social feito pela trupe. ;Trabalhamos na área (carnavalesca) visando essa parte social, muito comum no Rio de Janeiro. No ano passado, iniciamos as oficinas, que são permanentes. Tivemos aulas de bateria, mestre-sala, porta-bandeira e passista;, explica a presidente do grupo, Zulmira Inês. ;A nossa proposta é um carnaval familiar, com a primeira parte voltada a crianças, idosos e deficientes. Às 17h, tem início a folia que visa os jovens e os adultos;, complementa. A festa termina às 21h.

Já em Ceilândia, Igor Gabriel Lopes se prepara para a folia perto de casa, no bloco Meninos de Ceilândia, que está na 22; edição. Para ele, os eventos estimulam o cenário cultural na cidade. ;Acho que os blocos fortalecem a cultura daqui e trazem as pessoas para as ruas, sem medo. Ainda mais em uma cidade violenta como Ceilândia;, diz. Este ano, Aylton Velez, membro-fundador da Associação Cultural Bloco Meninos de Ceilândia, levará o bloco para a rua amanhã e na terça-feira. ;Apesar do pouco dinheiro, faremos a festa. As pessoas nos cobraram, então, está tudo montado para cairmos na folia;, convida.

Crianças ensaiam para a bateria do Lordes do Areal: trabalho comunitário

Também com um sentido conscientizador, a comunidade do Recanto das Emas se mobilizou para participar do carnaval sem sair da cidade. O bloquinho Coco da Ema é estreante e vem com um nome em homenagem às mulheres que dançam coco na cidade ; ritmo da tradição nordestina, com origem indígena e negra. A folia promete animar a segunda-feira, a partir das 16h30, no espaço Ogum. Um dos idealizadores do grupo, Silvio Rachel, 39 anos, afirma que a festa tem tudo para ser um sucesso. ;Como só havia blocos no Plano Piloto, pensamos em fazer algo que coubesse aos moradores do Recanto;.

* Estagiária sob a supervisão de Leonardo Meireles




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação