Cidades

Após seis meses fechada, pediatria do Hospital do Gama reabre as portas

Ao todo, 22 médicos foram contratados. Desses, dois cumprirão 40 horas semanais, enquanto os outros, com contrato temporário, cumprirão a metade dessa jornada

postado em 02/03/2017 18:42
Ao todo, 22 novos médicos foram contratados. Desses, dois efetivos, cumprirão 40 horas semanais de atendimento, enquanto os outros 20, que foram contratados temporariamente, cumprirão a metade dessa jornada de trabalho Após longos seis meses de portas fechadas, a pediatria do Hospital Regional do Gama (HRG) retomou o atendimento à comunidade nesta quinta-feira (2/3). A unidade estava interditada desde setembro, por falta de pediatras, dentre outros problemas estruturais. Agora, de acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, 22 novos médicos foram contratados. Desses, dois efetivos cumprirão 40 horas semanais de trabalho, enquanto os outros 20, que foram contratados temporariamente, cumprirão a metade dessa jornada.
De acordo com a diretoria do HRG, em dias normais, cerca de 200 crianças procuram atendimento na unidade. Durante os meses em que o setor destinado à pediatria ficou fechado, as crianças eram transferidas para Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ou ao Hospital Materno-infantil (Hmib), na Asa Sul. Os casos de menos gravidade, eram encaminhados a Unidades de Pronto Atendimento (UPA), do Gama, por exemplo.
[SAIBAMAIS] O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, esteve presente na reinauguração. "Vamos reabrir o chamamento temporário de pediatras para fortalecer o atendimento em outras regiões, como em Planaltina e em Santa Maria", avisou o chefe do Executivo local. "Dessa maneira, vamos transformar a cobertura da atenção primária por meio das estratégias do Saúde da Família;, considerou. "Nossa expectativa é atender entre 30 e 40 mil pacientes até o fim do ano", comentou durante a reabertura da pediatria o secretaria de Saúde do DF Humberto Fonseca.
Rositania dos Santos, 34 anos, é mãe de duas meninas. Marcela e Heloísa, de 8 e 2 anos, respectivamente, comemora a reabertura. "As meninas estavam sendo acompanhadas no Novo Gama (GO) e tínhamos muitas dificuldades para usar a unidade de lá", disse.
A área, fechada desde setembro, recebeu um investimento de R$ 139.247,60 para as revisões elétrica e hidráulica e na pintura da ala.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação