Cidades

Evento regional reúne mais de 1.200 escoteiros na Praça do Cruzeiro

Participantes de vários grupos do DF puderam interagir e desenvolver atividades variadas

Marina Adorno - Especial para o Correio
postado em 04/03/2017 12:18
Participantes de vários grupos do DF puderam interagir e desenvolver atividades variadas
Aproximadamente 1.200 escoteiros se reuniram para participar da Abertura Regional 2017 da União dos Escoteiros do Brasil, na manhã de sábado (4/3), na Praça do Cruzeiro. O dia ensolarado complementou o clima de descontração e diversão, ao longo da manhã, os escotistas de vários grupos do Distrito Federal puderam interagir e desenvolver atividades variadas. Para garantir a segurança do evento, agentes do Detran fizeram alterações no trânsito do Eixo Monumental.

O diretor presidente regional da União dos Escoteiros do Brasil, Márcio Albuquerque, destaca que este é um movimento de paz e a maior Organização Não Governamental do planeta. Ao todo, são 44 milhões de escoteiros no mundo, divididos em mais de 200 países. ;Nosso maior objetivo é promover a paz e levar para a sociedade um jovem líder, atuante na comunidade e cheio de valores;, garante Márcio. Ele está no movimento escoteiro há mais de 30 anos e defende que os princípios aprendidos durante essa vivência foram essenciais na vida adulta.
Participantes de vários grupos do DF puderam interagir e desenvolver atividades variadas

Em tempos de internet e smartphones, curiosamente, a procura pelo escotismo aumentou. O crescimento registrado foi de 12% ao ano. O presidente tem a impressão de que as famílias estão buscando, cada dia mais, atividades que tragam uma ampliação de valores para os filhos. Para Márcio, a tecnologia é aliada para os escoteiros. ;Nós estamos sempre nos adaptando, a única coisa que não muda são os nossos princípios. É importante manter o movimento atualizado a realidade dos jovens;, disse. Um exemplo disso é a bússola, os escoteiros ainda têm aulas para aprender a se orientar usando o aparelho, mesmo que utilizem a tecnologia GPS para se orientar.

A abertura foi ainda mais especial para o pequeno escoteiro Arthur de Moura, 10 anos, ele foi homenageado com o distintivo do Cruzeiro do sul. Um reconhecimento para os membros do grupo de crianças de 6, 5 anos a 10, os chamados Lobinhos. ;Conheci através da minha mãe, ela que me trouxe para conhecer os escoteiros. Eu fiquei impressionado e achei muito legal;, contou. De maneira um pouco tímida, ele disse que estava muito feliz com o reconhecimento após quatro anos no movimento.
Participantes de vários grupos do DF puderam interagir e desenvolver atividades variadas

Trânsito

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) fez intervenções, das 8h às 13h, no trânsito do Eixo Monumental nas proximidades da Praça do Cruzeiro. A via de ligação N1/S1 mais próxima à praça foi interditada para o trânsito de veículos e os condutores que se dirigiam ao Setor Sudoeste tiveram que fazer o retorno próximo à Catedral Rainha da Paz. Apesar das mudanças, os desvios não causaram engarrafamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação