Cidades

Dia Internacional da Mulher tem programação diversa em Brasília

Estão programadas rodas de conversas, atividades de beleza, webnários, consultas gratuitas, exposições fotográficas e exibição de filmes com a temática feminista

Isabella Conte*
postado em 08/03/2017 06:00
Estão programadas rodas de conversas, atividades de beleza, webnários, consultas  gratuitas, exposições fotográficas e exibição de filmes com a temática feminista
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8/3), Brasília será palco de diversos eventos. Estão programadas rodas de conversas na Universidade de Brasília (Unb), atividades de beleza, em shoppings, webnários, consultas médicas gratuitas, exposições fotográficas e exibição de filmes com a temática feminista. Na maioria dos eventos, serão abordados temas relacionados ao direito das mulheres e à luta por reconhecimento como forma de relembrar o verdadeiro significado da data e desmitificar assuntos que ainda são tratados como tabus, como a violência doméstica.


Entre protestos, rodas de conversa, festas pagas e eventos em shoppings, Letícia Rodrigues, 21, preferiu participar de uma roda de conversa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), na UnB. Ela conta que escolheu o evento por ser parte do coletivo feminista da FAU. "Para mim esse evento é de grande importância, para celebrar o dia da mulher dentro da nossa faculdade e relembrar e reconhecer a luta das mulheres tanto dentro como fora dela. Principalmente, por fazermos parte de um curso que é, na maioria, composto por alunas mulheres e, ainda assim, os grandes arquitetos conhecidos no mundo serem do sexo masculino", relata.
A estudante afirma que pretende ir a mais eventos e que todos são importantes, pois buscam discutir o papel da mulher na sociedade. "Apesar de termos avançado em vários aspectos, a sociedade, infelizmente, ainda é muito machista. Muitas mulheres podem tomar consciência disso e dos seus direitos por meio desses eventos. São eventos que também relembram que a nossa luta é diária, e não somente no dia da mulher."

Melissa Duarte, 19, também é estudante da UnB e concorda com a opinião de Letícia. "Acho muito importante que a gente traga essa discussão para a universidade, sobre nosso papel, privilégios e dificuldades, no meio acadêmico", diz. Além disso, ela frisa a importância dos eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. "É sempre importante lembrar o porquê da data e, a partir disso, tratar sobre feminismo, conscientização sobre machismo e desconstrução."

Programação

Confira os eventos gratuitos agendados para o mês da mulher
Roda de Conversa
O Coletivo Feminista da FAU/UnB com o Arquitetas Invisíveis realizarão um roda de conversa para debater temas relacionados à data. O evento contará com a presença de representantes do Coletivo Arquitetas Invisíveis, do MOB ; Movimente e Ocupe seu Bairro, Entre Ateliê e com professoras da FAU/UnB.
Quando? 8 de março, às 18h.
Onde? Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UnB - Câmpus Darcy Ribeiro.

Tarde de Oxum
O Quilombo está com uma programação para as mulheres negras que quiserem comemorar a data. O evento contará com serviços de beleza, rodas de conversa e sarau.
Quando? 8 de março, às 14h.
Onde? Quilombo, Sala BT 620, UnB.

Orientação farmacêutica
Os farmacêuticos do Conselho Regional de Farmácia do DF estarão no Shopping JK dando orientação às mulheres sobre o uso correto de medicamentos, como anticoncepcionais e a prevenção do câncer de mama e colo uterino. Além disso também serão aferidas a pressão arterial e a glicemia.
Quando? 8 de março, às 17h.
Onde? Praça central do JK shopping.

Sessão de cinema
O CCBB exibirá a mostra ;A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir;, com vários filmes do diretor. Na programação constam A filha da água, Nana, Charleston, A pequena vendedora de fósforos, Tire-au-flanc, entre outros. Serão três exibições de filmes por dia.
Quando? 8 a 12 de março, às 16h.
Onde? Centro Cultural Banco do Brasil - SCES Trecho 2.

Simpósio sobre igualdade de gênero
A Escola da AGU Ministro Victor Nunes Leal promoverá um simpósio com o tema ;Igualdade de gênero: conquistas e desafios;.
Quando? 8 de março, às 15h.
Onde? Escola da Advocacia-Geral da União - Ed. Sede II, Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 6, Lote 800.
Estudos de gênero
A Faculdade de Comunicação da UnB promoverá seminários com o intuito de incentivar debates sobre o papel da mulher na sociedade, a importância dos estudos de gênero e como é o cenário da mulher na UnB e perspectivas futuras.
Quando? 8 de março, às 8h.
Onde? Faculdade de Comunicação, UnB, câmpus Darcy Ribeiro.

Roda aberta para mulheres: dinâmicas e vivências
O grupo de mulheres do curso de biologia Ipê Rosa, em parceria com a DIV, realizarão uma roda de conversa e dinâmicas com temas do Dia da Mulher. Após o evento, haverá um happy hour no local.
Quando? 8 de março, às 16h.
Onde? Centro Acadêmico de Biologia, UnB, câmpus Darcy Ribeiro.

Massagem no aeroporto
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Sala VIP do Aeroporto de Brasília em parceria com o AeroSpa oferecerá massagem express às mulheres que utilizarem o espaço. Profissionais especializadas farão as massagens em um espaço dedicado com cadeiras específicas para a atividade. As sessões duram de 10 a 15 minutos.
Quando? 8 de março, das 9h às 13h e das 16h às 20h.
Onde? Sala Vip, Aeroporto de Brasília.

Micropigmentação de mamas e sobrancelhas
A Clínica Vanessa Silveira realizará procedimentos de micropigmentação para desenhos de aréolas e correção de sobrancelhas, a mulheres que tenham realizado a mastectomia (cirurgia para retirada das mamas) ou que apresentem falhas nas sobrancelhas após quimioterapia. As mulheres que quiserem participar devem levar documentos médicos que comprovem a realização de cirurgia e tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e um documento com foto no dia para o agendamento do procedimento.
Quando? 14 de março, das 8h às 16h.
Onde? SCLS 104, Bloco C, loja 23, Asa Sul.

Webnário sobre relações abusivas
A psicóloga e coach Thirza Reis ministrará um webnário gratuito sobrerelações abusivas. O tema perpassa praticamente todas as esferas da vida da mulher, seja socialmente, no trabalho, na vida familiar, conjugal e doméstica.
Quando? 8 de março, às 20h.

Serviços de beleza
Várias lojas do shopping oferecerão serviços gratuitos para o público feminino na Praça Central, como depilação, reflexologia, limpeza de pele, maquiagem, corte de cabelo, sobrancelha, exame de bioimpedância e dicas de dermatologistas.
Quando? 8 de março, das 10h às 19h.
Onde? Pátio Brasil Shopping.
Homenagem a mulheres com câncer
A Abrace realizará uma homenagem às mães de pacientes com câncer neste dia das mulheres. Em parceria com o Helio Instituto de Beleza, as mães terão direito a cabelo e maquiagem.
Quando? 8 de março, às 11h.
Onde? Helio Instituto de Beleza, Lago Sul - SHIS QL 08 conjunto 01 casa 03.

Exposição fotográfica
Os fotógrafos Salveci dos Santos e Pamella Huri de Freitas farão uma exposição com o título ;Mulher, por trás do silêncio; onde mostrarão a história de mulheres que foram vítimas de violência doméstica.
Quando? 8 a 19 de março, o dia inteiro.
Onde? Saguão principal do Terminal Interestadual de Brasília.
Saúde e bem-estar
O Visão Institutos fará uma ação gratuita voltada para a saúde e para o bem-estar feminino. As interessadas poderão usufruir de: óculos de realidade virtual que simula os efeitos do glaucoma, pré-exame de prevenção à doença, massagem antiestresse e mesa de frutas frescas.
Quando? 8 de março, às 10h.
Onde? Lounge do Visão Institutos, no Boulevard Shopping ; Setor Terminal Norte, conjunto J, Asa Norte.

Mulheres que inspiram
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Avanzzo convidou clientes com talentos inspiradores para comandar uma série de bate-papos sobre moda, decoração e beleza. O projeto ;Mulheres que inspiram; receberão suas convidadas com coquetel e com os leques alusivos à coleção Inverno 2017.
Quando? 8 de março.
Onde e que horas? Das 11h às 15h, loja do Brasília Shopping; das 16h às 19h, loja da 305 Sul; das 16h às 19h, loja do ParkShopping; das 16h às 20h, 206 Sul; das 18h às 21h, loja do Terraço Shopping.
Dança e drinks
O Conjunto Nacional contará com shows de dança e distribuição de espumante e drinks para comemorar o Dia Internacional das Mulheres. O grupo responsável pelo show de dança é o BSB Girls.
Quando? 8 de março, das 12h50 às 13h10, das 16h às 16h20 e das 18h às 18h20.
Onde? Conjunto Nacional, Praça JK, Piso 1.

Amor verdadeiro
O Brasília Shopping terá como atração para o dia da mulher uma tenda ;Dona Rosa, traz seu amor em 5 minutos;. As mulheres serão convidadas a entrar na tenda com a promessa de encontrar seu amor verdadeiro.
Quando? 8 de março, das 12h às 15h, das 16h às 16h20 e das 18h às 18h20.
Onde? Brasília Shopping.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação