Cidades

Secretaria de Saúde não é notificada sobre criança com H1N1 no DF

Devido a melhora no quadro da criança e por ser um quadro considerado leve, os pais optaram por não informarem a pasta

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 21/03/2017 22:08
Devido a melhora no quadro da criança e por ser um quadro considerado leve, os pais optaram por não informarem a pasta
Nenhum hospital que atendeu a criança do maternal infectada com a gripe H1N1 notificou a Secretaria de Saúde sobre o caso. Nesta terça-feira (21/3), a Vigilância Epidemiológica foi até o Centro de Ensino Candanguinho (Cecan), no Sudoeste, onde a criança estuda para tentar buscar dados do aluno e dos pais. À pasta, familiares informaram que pelo fato de o quadro gripal ser leve e o menino ter ficado em monitoramento domiciliar, eles entenderam que não valia a pena notificar a Secretaria de Saúde.

A Diretora de Vigilância Epidemiológica, Heloísa Dilourdes da Silva Araújo, informou que não poderá confirmar o caso, pois, para isso seria necessário a notificação de um serviço de saúde, ou o laboratório, ou o hospital que atendeu a criança. Caso considerado, esse seria o primeiro caso da gripe no DF. No ano passado, 133 pessoas foram infectadas pela H1N1. O maior índice na capital ocorreu em 2009, quando foram registrados mais de 600 casos. "A partir da alta cobertura da vacina, que é gratuita, o DF está bem monitorado", destacou.

[SAIBAMAIS]Heloísa explicou que a notificação é importante, em um primeiro momento, para que a pasta faça um monitoramento dentro da área afetada. ;Causa estranheza a família não querer compartilhar as informações;, disse. A diretora alegou que a Vigilância visitou a escola para recorrer a um ;caminho inverso;. Entregaram o telefone para o colégio e os pais entraram em contato e disseram que a criança está bem. Ela informou que o papel da pasta seria orientar a escola, as crianças para se cuidar, e evitar a contaminação, ou seja, realizar uma ação local.

O aluno parou de ir à escola na última quinta-feira (16), quando começou a apresentar os primeiros sintomas. Depois, houve a confirmação do diagnóstico da infecção. Os pais, que são médicos, apresentaram um exame de laboratório para o colégio que atestava a influenza. Desde então, a instituição de ensino enviou um comunicado de alerta sobre doenças infecciosas para famílias. A direção confirmou que, até agora, não há nenhum outro caso de suspeita nem estudantes com sintomas da doença. Na turma da criança há em torno de 12 alunos. A escola atende discentes do berçário ao ensino médio. Ao todo, são 1.124 estudantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação