Cidades

Casa do deputado Alberto Fraga é alvo da operação de desobstrução da orla

Operários começaram a retirar as cercas localizadas em área irregular nas QL 4 e 8 do Lago Norte, onde fica a casa do parlamentar

Gabriella Bertoni - Especial para o Correio
postado em 23/03/2017 11:48
Deck em frente à casa do deputado foi desmontado por funcionários que não fazem parte da equipe da Agefis
A nova etapa da operação de desobstrução da orla do Lago Paranoá continuou na manhã desta desta quinta-feira (23/3), no Lago Norte. Dessa vez, ação ocorre nas QL 4 e 8. Agentes da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) fizeram a demarcação e operários estão retirando as cercas das casas instaladas em local irregular. A área livre às margens do espelho d;água deve ter até 30 metros de distância da orla.
Uma das casas da QL 8 alvo da operação pertence ao deputado federal Alberto Fraga (DEM). Até o momento, os fiscais delimitaram a área que deverá ser desocupada. Funcionários contratados pelo próprio parlamentar começaram a desmontar um deck em frente à residência. A assessoria de Fraga informou que não vai comentar a ação.
Piscinas, pier, e outros itens de lazer que ficam na área pública vão passar por um estudo ambiental para avaliar se as estruturas deverão ser retiradas ou não. Os moradores não acompanham a operação, mas foram notificados em janeiro do ano passado, segundo os órgãos.
Cercas foram retiradas por estarem a menos de 30m da margem do lago
Prazo de dois anos
[SAIBAMAIS]As atividades de desobstrução tiveram início em agosto de 2015 e se encontram na terceira e última etapa. A previsão é de que toda a intervenção realizada pelo órgão na região próxima à margem termine em dezembro deste ano. Em nota, a Agefis informou, na última quarta-feira (22), quando a terceira etapa começou, que a ação não chegou a ser interrompida e que os auditores responsáveis pelo processo na região estavam "notificando os lotes, fazendo a topografia e mapeando os locais" para retornar com o maquinário.
Desde o início da desocupação, já foram devolvidos ao poder público 271.475 metros quadrados, de 142 lotes, do total de 439. No acordo firmado com o Ministério Público do DF e Territórios, foi estipulado o prazo de dois anos para o fim da desocupação.
Trabalhadores da Agefis e do Ibram retiram as construções irregulares


"Ele pode ir lá"

Em 17 de fevereiro, durante uma entrevista ao CB.Poder na TV Brasília, o deputado Fraga chamou o governador Rollemberg de "desastrado" por não saber aproveitar "uma máquina de R$ 33 bilhões" e como exemplo citou as operações de derrubadas para desobstruir a orla do Lago Paranoá. "Essa derrubada dessas casas, é um absurdo o que ele está fazendo", afirmou . Questionado pela jornalista Ana Maria Campos sobre a situação da residência dele, que também estaria no alvo das ações, ele argumentou: "Não tem uma edificação, não é APP. Eu quero ver o que é que ele vai fazer. Ele pode ir lá derrubar e depois eu pego ele pessoalmente", brincou. (Veja o vídeo no minuto 18:25)
[VIDEO1]




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação