Cidades

Idosos que tiveram a casa destruída por ônibus em São Sebastião pedem ajuda

Família do casal mobiliza as redes sociais e recebe doação para começar a reconstruir a casa, que precisou ser demolida após o acidente

Priscilla Miranda*
postado em 30/03/2017 15:24
Maria da Abadia Estácio da Silva em frente à casa: família começou reconstrução
O casal de idosos que teve a casa destruída após ser atingida por ônibus de viagem em São Sebastião luta para retomar a rotina após o acidente. A Defesa Civil condenou a edificação, que foi demolida no dia seguinte, com a ajuda da Administração Regional.

Os idosos moravam em uma casa simples, do bairro Vila Nova, com uma neta. A residência, de sete cômodos, era ponto de encontro da família aos fins de semana e fora construída durante 26 anos, tempo que o casal mora na cidade. Hoje, eles vivem com um dos filhos, que mora no mesmo bairro.
O dia do acidente ficou marcado na memória de Maria da Abadia Estácio da Silva, 69 anos. ;Foi o dia mais trágico da nossa vida, mas estamos felizes porque Deus nos livrou. Agora é só confiar e esperar;, relata. Além dos cinco cômodos que ficaram completamente destruídos e de um carro que estava na garagem, a família perdeu a maior parte dos móveis.

Apesar de estarem a salvo, ainda não tem a felicidade completa. ;Eu estava falando com o meu filho que eu nunca fiquei mais de um dia na casa deles. Na casa dos filhos a gente fica constrangido;, conta dona Maria.

Atualmente, a única renda da família é a aposentadoria de Osmundo Balbino da Silva,74 anos, e de dona Mari, dinheiro que mal dá para comprar os remédios, de acordo com um dos filhos do casal.

Em um grupo da cidade no Facebook, familiares, amigos e desconhecidos se mobilizam para devolver à família um lar. A publicação teve mais de 1,2 mil curtidas e reações e 354 comentários desde que foi feita, em 24 de março, e já apresenta os primeiros resultados, de acordo com Amauri Estácio da Silva, 44, filho do casal. ;Conseguimos um material que dá para levantar (a casa). Já está iniciada a obra e já tem bastante material. Ganhamos cimento, areia e tijolos. As doações não param de chegar;, conta.

Mesmo com as diversas manifestações de solidariedade, ainda não há materiais da parte elétrica, hidráulica e de finalização, como portas, janelas, telhas e tinta. Para José Valmir Batista, 50, também filho do casal toda ajuda é bem-vinda. ;A vizinhança está com a mão na massa para dar uma forcinha e alguns parentes também dizem que virão ajudar;, relata.

As ajudas recebidas estão, aos poucos, reconfortando o casal, que ainda está em choque. ;Eu estou me sentindo feliz, porque a gente não sabe como agradecer. Tem pessoas que a gente nem conhece e estão ligando, mandando coisas, oferecendo ajuda;, acrescenta José Valmir.

Quem quiser doar algum material ou se oferecer como voluntário deve entrar em contato pelo telefone 9883-2191. Já as doações em dinheiro devem ser feitas para a conta de Osmundo Balbino da Silva (veja abaixo).
Defesa Civil interditou a casa, que ficou destruída após ser atingida pelo ônibus

Entenda o caso

O acidente aconteceu em 22 de março, quando o motorista de um ônibus de viagens e turismo perdeu o controle do veículo ao tentar sair de um lava a jato próximo à casa. No momento do acidente, o casal de idosos estava no fundo da residência e não se feriu.

O motorista de 60 anos sofreu apenas escoriações leves e não precisou ser transportado ao hospital. O acidente foi registrado como uma ocorrência de autolesão de trânsito, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social e a casa foi interditada pela Defesa Civil. Segundo a família, a empresa responsável pelo ônibus está em contato com o casal e se comprometeu a ajudá-los assim que tiver condições financeiras.

Para doar

Materiais ou móveis
9883-2191 (Amauri Estácio)
Doações em espécie
Caixa Econômica
Agência 2893 013
Conta 00011977-0
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação