Cidades

Terceirizada do GDF usa água em limpeza de parada e indigna brasilienses

Ação durou 30 minutos e revoltou quem estava no local

Tainan Pimentel*
postado em 31/03/2017 18:02
Limpeza aconteceu em parada de Samambaia Norte Enquanto o brasiliense se preocupa em economizar água em tempos de crise hídrica, os funcionários de uma empresa terceirizada pelo GDF foram flagrados usando jatos d;água na limpeza de uma parada de ônibus da cidade. Um morador da cidade filmou a ação e publicou nas redes sociais o desabafo.
A empresa que aparece nas imagens é a Valor Ambiental, terceirizada do GDF na área de limpeza urbana. Roberto Souza, 22 anos, autor das imagens, diz que a limpeza aconteceu em 22 de fevereiro, época em que o DF já estava no segundo mês de racionamento. O cabeleireiro conta que aguardava um ônibus para o Plano Piloto, quando flagrou o caminhão-pipa da empresa limpando o ponto de ônibus, situado próximo ao Hospital Regional de Samambaia (HRSAM). Segundo ele, a higienização com o jato d;água durou cerca de 30 minutos.

;Eles estavam limpando a sujeira da parada e os panfletos pregados;, explica. Roberto conta que outras duas pessoas que estavam no local também reclamaram da ação. ;É uma falta de respeito com as pessoas. Como eles ficam falando nos jornais que está faltando água, que tem que fazer racionamento, e enquanto isso gastam água com limpeza de parada de ônibus?;, protesta.

[VIDEO1] Em nota, o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), autarquia do governo responsável pela Valor Ambiental, disse que este serviço de limpeza está suspenso e que apenas em casos excepcionais, como na presença de fezes e vômitos nos locais, o uso é autorizado. A Valor Ambiental, empresa que fez a limpeza, não respondeu aos questionamentos do Correio até a publicação desta reportagem.

Leia a nota do SLU na integra:

Diante da crise hídrica que o Distrito Federal vem enfrentando nos últimos meses, o SLU adotou medidas para o cumprimento do Decreto 37.644 de 20 de setembro de 2016 que institui a política de redução de consumo de água pelos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta da capital de no mínimo 10%, comparativamente ao mesmo mês do ano 2015.
Como muitas das atividades do SLU dependem do consumo de água, algumas tarefas como lavagem de paradas de ônibus ficaram suspensas temporariamente. Em casos excepcionais como, por exemplo, presença de fezes humanas, a Administração da cidade notifica o SLU para o cumprimento da ação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação