Cidades

Mais de 23 mil pessoas se recadastraram no Programa Habita Brasília

Há 142 mil integrantes da lista de habilitados à casa própria que deverão atualizar os dados até 3 de julho

postado em 11/04/2017 15:38

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) lançou, na segunda-feira (3/4), uma atualização cadastral do eixo Morar Bem, do programa Habita Brasília. Em uma semana, 23.404 habilitados à casa própria renovaram o cadastro por meio do aplicativo. Esse número equivale a mais do que o dobro na comparação de janeiro a março deste ano (10.910 atualizações). Há 142 mil integrantes da lista de habilitados à casa própria que deverão atualizar os dados até 3 de julho.


Leia mais notícias em Cidades

Entretanto, cerca de 11 mil cadastros ainda possuem erros e inconsistências. O diretor Imobiliário da Codhab, Jorge Gutierrez, explica que algumas pessoas ocultam informações, como casamentos, renda e óbitos.

Com o intuito de garantir maior transparência e evitar inconsistências no processo, foi assinado um novo termo de compromisso de ajustamento de conduta (TAC) entre a Codhab e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Entre as ações que esse termo propõe estão: criar lista única de candidatos individuais e por entidade; estabelecer que a recusa a um imóvel só poderá ser feita duas vezes; e manter em uma relação independente idosos e pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social. Houve também alteração das faixas de renda do cadastro, de acordo com o programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.

Para fazer a atualização do cadastro, ao entrar no sistema, o candidato terá de checar os dados informados e confirmá-los. No caso de mudança, incluí-la com documentos no cadastro. A partir de 2 de maio, quem não conseguir fazer a atualização pelo aplicativo poderá utilizar o site ou ir até um dos postos de atendimento do Na Hora para tirar dúvidas. Quem não fizer a atualização será excluído da lista. Mesmo quem não teve alteração no perfil ou mudou as informações há pouco tempo deve fazer o recadastramento.

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação