Cidades

Governo prepara programa de recuperação de nascentes e mananciais de rios

Chamado Plantar Rios, programa para reflorestar nascentes e mananciais foi apresentado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, durante seminário promovido pelo Correio. Iniciativa será lançada em 5 de junho e deve contar com R$ 200 milhões

Michelle Horovits - especial para o Correio
postado em 11/04/2017 16:13
Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, segura folha de papel e fala ao microfone com painel azul ao fundo

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, adiantou nesta terça-feira (11/4) que a pasta pretende lançar, em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o programa Plantar Rios, que deve investir mais de R$ 200 milhões para reflorestar nascentes e mananciais.

"Costumamos pensar que a água nasce no reservatório, mas, na verdade, é importante um cuidado com a recarga dos rios. A recobertura vegetal merece destaque durante a crise hídrica, pois sabemos de vários casos pelo país que a recuperação de nascentes aumentou a quantidade de água de forma rápida", explicou para o público presente no seminário O desafio hídrico e os preparativos para o 8; Fórum Mundial da Água, promovido pelo Correio e pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).


O ministro abriu o segundo bloco do evento explicando que o programa está em gestação, mas que será prioridade para sua pasta, pois o Nordeste está passando por uma grava crise hídrica há mais de cinco anos. "A crise hídrica se impõe de forma nefasta para a sociedade brasileira. Os rios não têm mais condições de suportar agricultura na área das matas ciliares."

Sarney Filho contou que, em recente visita aos Programas do Rio São Francisco, alertou os prefeitos sobre a importância da recuperação dos mananciais, pois percebeu que a maior parte dos recursos municipais são direcionados para tratamento e saneamento. "Além de água limpa, precisamos de quantidade. Por isso, é importante ter recursos para as nascentes, do contrário no futuro teremos um riacho São Francisco, em vez de rio."

Contribuições para o Fórum de Água


O seminário do Correio é uma preparação para o 8; Fórum Mundial da Água, realizado pelo Conselho Mundial da Água e mais importante evento internacional sobre o tema. Em 2018, Brasília será a sede do fórum, que vai promover o diálogo sobre o uso global dos recursos hídricos. Até o dia 23 de abril, será possível eleger os temas que poderão integrar a grade da programação do evento, que ocorre entre 18 e 23 de março de 2018.



Quem entrar na plataforma Sua Voz oferece seu voto e ainda contribui com a troca de ideias iniciada em fevereiro. "Será um momento importante para estabelecer compromissos políticos com todas as nações participantes. E desde já chamo a atenção para o caráter plural e democrático do Fórum. Pessoas do mundo todo já podem participar para favorecer o amplo debate nos temas centrais do evento", convidou o ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação