Cidades

Diretor da Adasa finaliza seminário enfatizando a crise hídrica do DF

"O que se viu aqui hoje foi um conjunto de temas que afeta a todos nós. O que acontece no nosso quintal é o que acontece no resto no mundo", disse.

Christiana Suppa - Especial para o Correio
postado em 11/04/2017 21:19
O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, fechou o seminário O Desafio Hídrico e os preparativos para o 8; Fórum Mundial da Água ressaltando que a proposta do seminário se tornou realidade. ;O que se viu aqui hoje foi um conjunto de temas que afeta a todos nós. O que acontece no nosso quintal é o que acontece no resto no mundo;.

Salles constatou que o saneamento e as questões de saúde estiveram no centro de grande parte dos debates, assim como a questão do abastecimento, que foi muito bem tratada pelo meteorologista cearense, Eduardo Sávio, que falou com conhecimento de causa. ;Saneamento não é despesa, é investimento. Ele não é obra, ele é serviço. Isso foi muito falado durante todo o dia e serve para levarmos como reflexão;, concluiu.

O diretor da Adasa reconheceu, ainda, que "todos nós que vivemos em Brasília sabemos que essa crise que estamos vivendo hoje se deve em grande parte a uma ocupação desordenada do solo". E acrescentou: "Isso acontece quando se coloca área urbana em cima de terras que deveriam servir para alimentar o lençol freático, é o aterramento de nascentes e córregos. Coisas que acontecem por aqui ainda hoje;.

A noção de que o ecossistema está ligado à água é uma coisa em que se deve investir. Segundo Paulo, ;quando se é pequeno aprendemos que tem que colocar água na planta pra ela crescer, agora a gente aprende que precisa por planta pra água crescer;. É uma lição importante a ser aprendida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação