Caixas surpresa são espalhadas por Brasília em homenagem ao aniversário

Nesta sexta-feira (21/4), 57 caixas de presentes serão distribuídas pela cidade para celebrar os 57 anos da capital. População é convidada a entrar no jogo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/04/2017 14:40 / atualizado em 21/04/2017 15:32

Állison Pinheiro/Lab61/Divulgação
 
Imagine encontrar, durante uma caminhada por Brasília, uma caixa com a provocação: "abra-me". Você se arriscaria a desvendar o que há dentro do embrulho? Essa é a proposta de um grupo de artistas de São Paulo, que, em homenagem ao aniversário da capital federal, preparou uma ação especial no território candango.
 

O objetivo do grupo é fazer intervenções poéticas e culturais pelas cidades por onde passam. Trata-se de uma ação de carinho e reflexão sobre a cidade. Um convite para que as pessoas embarquem no jogo, buscando as caixas e deixando-se surpreender pelo presente. É uma brincadeira entre pessoas e território, uma experiência de ver e pensar na cidade de forma mais lúdica e poética.
 
A ação é, ainda, um gesto de afeto no meio da calçada, no ponto de ônibus, próximo a um monumento. É algo pequeno, como o saco-surpresa da festinha de aniversário que adoça o dia, que desperta a criança e, nesse caso, a vontade de se encantar novamente com a cidade. 
 
Állison Pinheiro/Lab61/Divulgação
 
 
A artista e idealizadora Pâmella Cruz, 29 anos, revela o conteúdo de algumas das caixas. “Cada uma tem um conteúdo diferente. É única. E todas convidamos as pessoas a interagirem. Tem uma que tem postais da cidade. É um convite para a pessoa mandar esses postais para alguém que não conhece esse local. Tem outra que tem um kit de bike. Incentivamos que use mais a bicicleta”, diz.

 
Amor ao quadradinho 

A atriz Ana Paula Monteiro, 27, faz parte da equipe da capital. “Uma preocupação que a gente tem é o carinho da cidade. Infelizmente, a gente se restringe muito a dizer que aqui é somente o centro político. Mas, temos que falar também das outras características da cidade, tem muita coisa além disso. As pessoas vivem, se divertem. Queremos que com essas caixas, despertem no brasiliense o amor ao quadradinho.”

A primeira ação do coletivo ocorreu em 25 de janeiro, no aniversário de 463 de São Paulo. E 463 caixas foram espalhadas. Para a realização em Brasília, o grupo conta com o apoio da empresa Lab61.
 
Assista ao vídeo da montagem das caixas:  

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.