Cidades

Capital MEATing reúne amantes do churrasco durante três dias em Brasília

Evento contou com dois dias de aulas e palestras e um de apreciação de diversos cortes de carnes preparados por renomados chefs

Marlla Sabino*
postado em 23/04/2017 17:53

Pedaços de carne assam sobre grelha de metal

O 1; Congresso Nacional de Carnes e Churrascos ; Capital MEATing ; reuniu em Brasília, entre a sexta-feira (21) e o domingo (23), profissionais e amantes da gastronomia. O evento foi um prato cheio para quem aprecia carnes de qualidade e as diversas formas de saboreá-las, demonstradas no evento por chefs renomados.

Nos dois primeiros dias, a programação incluiu aulas e palestras com diferentes especialistas. Já no domingo, com o Festival de Carnes e Churrasco, foi a vez de chefs comandarem as churrasqueiras em 14 estações, espalhadas pela estrutura montada no gramado do Brasília Palace Hotel. Foram servidos pratos com os mais diversos cortes e para todos os gostos.

A chef Paula Labaki diante de seus sanduíches de copa de lombo defumada

Há 30 anos no mundo gastronômico, a chef Paula Labaki, da Lena Labaki Catering, de São Paulo, por exemplo, preparou o sanduíche de copa de lombo defumada. ;Desenvolvo um trabalho forte em cura e defumação de carnes. Temos que incentivar e divulgar a cultura e a qualidade da carne e os manejos em vários estados brasileiros;, disse.

Segundo a idealizadora do Capital MEATing, Berlota Joaquina, um dos objetivos é justamente destacar a qualidade da carne brasileira e a seriedade de sua produção. A ideia é que o evento ocorra ao menos uma vez por ano, antecipa Berlota, vencedora do reality show ;BBQ Brasil;. Para ela, Brasília merecia um evento desse tipo havia tempo. ;Os dois dias de palestras foram maravilhosos. Os profissionais e quem acompanhou gostaram bastante da programação e da estrutura;, comemorou.

Renata Carvalho, do Ancho Bistrô de Fogo e do Loca como Tu Madre, foi uma das especialistas que marcaram presença e confirmou a avaliação de Berlota. ;São os melhores chefs parrilheiros do Brasil, e essa é uma oportunidade muito boa participar de um evento como esse em Brasília;, avalia.

Reinaldo Lee levou o korean barbecue para o evento

Varidade de cortes


Já o executivo da Rede Plaza, Antônio Teixeira, e a professora Soraia Teixeira aproveitaram para se deliciar com os pratos servidos no domingo. ;Estou adorando o evento, as carnes estão muito saborosas e macias. Brasília precisa de eventos assim, com coisas boas do Brasil, como o churrasco;, disse Soraia. ;E não só o churrasco, mas os dias de palestras também. Eventos assim vão emplacar no Brasil;, apostou Teixeira.

Quem foi com uma ideia de que o churrasco é sempre igual certamente foi surpreendido pela diversidade de formas como a carne pode ser assada. Um exemplo foi o assado de tira preparado pelo especialista em korean barbecue Reinaldo Lee. ;As culinárias japonesa e chinesa são muitos populares, e eu vi a necessidade de divulgar o churrasco coreano no Brasil;, disse, após explicar que sua receita é feita com o corte wagya marinado por 12 horas, garantindo que ele fique levemente adocicado, harmonizando perfeitamente com o acompanhamento de farofa de pimenta.

* Estagiários sob supervisão de Humberto Rezende.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação