Cidades

9º Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil debaterá doenças raras

O evento gratuito e aberto ao público. Será em 4 de maio, no Senado Federal

postado em 25/04/2017 22:15
As inscrições para a 9; edição do Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil estão abertas. O evento promoverá debates sobre as doenças raras, em 4 de maio, no Senado Federal. O Fórum deve reunir gestores públicos, instituições acadêmicas, iniciativa privada e sociedade civil.
A preocupação com o tema vem dos dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde. De acordo com o último relatório divulgado, o número de vítimas desse tipo de patologia chega a 13 milhões no Brasil. No mundo, ao menos 8% da população sofre com alguma doença rara, o que corresponde a ao menos 560 milhões de pessoas.

[SAIBAMAIS]Atualmente são conhecidos aproximadamente 8 mil tipos de doenças consideradas raras. Cerca de 80% delas de origem genética, crônica, progressiva, degenerativa e, em muitos casos, apresentam risco de morte. Os interessados em participar do fórum devem se inscrever previamente pelo da ação.

Tratamento

No Brasil, diversas políticas de saúde aliadas às Metas e Objetivos da Agenda 2030, visam garantir o direito à assistência integral à saúde com ações de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida para as vítimas.
Além disso, a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras foi aprovada em 2014, para estabelecer protocolos clínicos para a doença, padronizar o tratamento, diminuir a mortalidade e o custo dos tratamentos.

9; Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil - Doenças Raras
Em 4 de maio de 2017 (quinta-feira)
Das 9h às 14h
Senado Federal, auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação