Cidades

GDF cortará ponto de quem não trabalhar na sexta-feira por causa da greve

O governo afirma ainda que a medida está em cumprimento da Lei Greve (nº 7.783/89); veja os setores que vão parar no Distrito Federal

postado em 26/04/2017 18:06
Vários setores irão aderir à greve
O Governo do Distrito Federal (GDF) informou que cortará o ponto de quem não for trabalhar na sexta-feira (28/4) devido à greve geral. O governo afirma, ainda, que a medida está em cumprimento da Lei Greve (n; 7.783/89), que permite o corte nos pontos. As centrais sindicais das principais categorias já realizaram convocações de adesão ao movimento, que será realizado em protesto às reformas da Previdência e trabalhista, propostas pelo governo Temer.


Veja os setores que devem aderir ao movimento no DF:

Transporte Público
O Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô/DF) informou que irá aderir ao movimento nacional. A suspensão dos serviços está convocada para iniciar às 0h de sexta-feira e deve durar 24 horas.
Professores
O Sindicato dos Professores da Rede Pública do DF (Sinpro-DF) e o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep-DF) também decidiram aderir ao movimento. As duas centrais divulgaram notas em seus sites oficiais informando que os trabalhores estão convocados para suspender os serviços.

Leia também: Servidores públicos podem ser penalizados se aderirem a greves?
Bancários
Em assembléia realizada na última sexta-feira (21/4), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília (SEEBB-DF) decidiu que participará da greve a partir da 0h
Saúde
Os servidores e profissionais de saúde também estão convocados para aderir à greve pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF). A categoria publicou nota confirmando sua participação no movimento nacional.
Detran
Sindicato dos Trabalhadores em Atividades de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito das Empresas e Autarquias (Sindetran-DF) confirmou, em assembleia realizada no dia 06/04, que os servidores do Departamento de Trânsito (Detran-DF) irão cruzar os braços nos dias 27 e 28 de abril.
Polícia Civil
O sindicato decidiu aderir à manifestação nacional e convocou todos os servidores e operadores de segurança pública para a paralisação. O grupo promete começar a mobilização às 9h30, no Museu da República.
Aeroviários
Sindicato recomenda que trabalhadores fiquem em casa "se assim desejarem".
CEB
Categoria decidiu, em assembeia realizada na noite de segunda-feira (24), que vai cruzar os braços. Concentração para protesto ocorrerá no SIA.
Vigilantes
A categoria estava em greve até a última quinta-feira (20/4). Uma audiência de conciliação está marcada para esta quinta-feira (27/4), no TRT. O grupo promete decidir os rumos do movimento em assembleia marcada para o mesmo dia.
UnB
Professores, estudantes e servidores têm assembleia marcada para quinta-feira (27/4).

Judiciário e MPU
Em nota, o sindicato que representa a categoria (Sindjus-DF) diz que vai aderir à paralisação. O grupo planeja protestos a partir das 9h, em frente ao Congresso Nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação