Cidades

Diplomata detalha agressão a modelo brasiliense na Tailândia

Segundo o ministro conselheiro chefe da embaixada brasileira em Bangkok, José Mário Ferreira Filho, a modelo contou os detalhes das agressões sofridas por ela ao chegar à Tailândia. A jovem precisou ser hospitalizada após ser sequestrada

Enviada Especial, Simone Kafruni
postado em 27/04/2017 10:03
[VIDEO1]

Bangkok ; A mãe da modelo brasiliense agredida ao desembarcar na Tailândia na terça-feira passada será recebida na sexta-feira (28/4) pela embaixada brasileira em Bangkok, disse nessa quarta-feira (26/4) o ministro conselheiro chefe, José Mário Ferreira Filho. O diplomata recebeu o Correio às 10h30 (horário local - 10 horas à frente) desta quinta-feira (27 de abril) para dar detalhes sobre o crime que chocou Brasília.
José Mário Ferreira Filho:

;As autoridades tailandesas agiram rapidamente. O agressor foi preso, reconhecido, confessou o crime e agora aguarda julgamento, o que pode demorar até um ano pelas leis locais;, afirmou. ;É um caso isolado. Em quatro anos na Embaixada, nunca vi nada igual. A Tailândia é um país no qual esse tipo de crime é bastante raro;, garantiu. Segundo os pais da jovem, no entanto, o agressor já foi julgado e condenado a 25 anos de prisão.

[SAIBAMAIS]O ministro ressaltou que recebeu a informação da agressão ainda na terça-feira. No entanto, a única coisa que sabia, conforme contato da mãe, Gisele Paraizo, era o endereço para onde a brasileira tinha sido levada, na Província de Suphan Buri, a 120 quilômetros de Bangkok.

A embaixada identificou o local como o hospital Somdejprajankharack XVII, que fica a aproximadamente 2 horas de carro da capital tailandesa. ;Eu conversei com a moça enquanto ela estava hospitalizada. Já estava mais calma, bastante coerente e lúcida. Contou que vinha de Kuala Lumpur, na Malásia, e, após desembarcar no aeroporto Don Muang, que é um terminal menor, ao Norte de Bangkok, tomou o táxi do agressor;, detalhou.

Segundo o ministro, a modelo reparou que a corrida estava muito cara e desconfiou do motorista. ;O taxímetro marcava mais de 1.000 baht (moeda tailandesa, cuja conversão daria cerca de R$ 90), quando não deveria passar de 400 (R$ 36);, explicou. O diplomata revelou que o motorista levou a jovem para um arrozal e cometeu todo tipo de violência, ;inclusive sexual;. ;Ela conseguiu escapar e recuperar a bagagem. Auxiliada por locais, foi levada ao hospital, onde entrou em contato com amigos que moram em Bangkok. Eles avisaram a família;, disse.

O ministro explicou que funcionários da embaixada brasileira acompanharam a modelo ao tribunal, na tarde da quarta-feira (26), depois de ela receber alta do hospital. ;A polícia fez um retrato falado com as informações prestadas pela jovem e o agressor foi identificado. O nome do taxista não nos foi revelado, mas ele é da província de Suphan Buri. Já foi detido e, reconhecido pela modelo, acabou confessando o crime;, ressaltou.

O governo tailandês se preocupou em dar todo o atendimento à brasileira, assegurou o ministro Ferreira Filho. ;Eles colocaram funcionários do Ministério do Turismo à disposição para garantir todos os cuidados à vitima. Agora, aguardamos a chegada da mãe dela. A embaixada vai buscá-la no aeroporto e colocá-la em contato com a filha para que retornem ao Brasil;, disse.

A brasileira não conhecia Bangkok, explicou o diplomata. ;Havia a perspectiva de ela trabalhar aqui, mas ainda não tinha contrato com nenhuma agência. Quando há essa vinculação, a própria empresa requisita o visto;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação