Cidades

Juristas defendem que exame toxicológico se estenda a outras categorias

Para os especialistas que participaram do Correio Debate que discutiu a obrigatoriedade dos exames toxicológicos para motoristas profissionais, a exigência deve ser levada a outras categorias de habilitação

Hellen Leite
postado em 27/04/2017 13:17
A violência nas estradas e vias urbanas ainda é uma tragédia no Brasil. Estamos entre os países onde mais se morre e se mata ao volante. A imprudência, aliada ao uso de álcool e drogas, é determinante nos acidentes, principalmente os fatais. No entanto, há sinais de que essa é uma guerra possível de ser enfrentada, com inovação, tecnologia e uma legislação adequada. Este foi o centro da discussão que reuniu especialistas, autoridades e defensores de um trânsito seguro, no Correio Debate, nesta quinta-feira (27/4), no auditório do jornal.

Apontado como um instrumento eficaz de combate ao uso de drogas por motoristas profissionais no trânsito, especialistas defenderam que o exame toxicológico, previsto na Lei 13.103, seja exigido também para outras categorias de habilitação. Segundo o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, o debate dos resultados do primeiro ano obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas profissionais é importante para a sociedade civil e deve ser elevado a outros níveis. ;Esse momento público deve ser movido adiante e compartilhado por todos os atores interessados na segurança do trânsito;, disse.

De acordo come ele, neste primeiro ano, houve um índice expressivo de resultados negativos para uso de drogas. ;Isso é importante ressaltar para não colocar o estigma da irresponsabilidade em cima de uma categoria. Os números demonstram que a grande maioria dos motoristas é responsável;, observa. Foram realizados mais de 1,3 milhões de testes. O que representa, mais da metade dos motoristas que deveriam renovaram as categorias C, D e E no Brasil no último ano. Vicenzi apresentou os resultados da exigência do teste em um gráfico nacional e regional, que mostra que, na medida em que os exames vão sendo realizados, há também um decréscimo dos acidentes e óbitos em rodovias.

[SAIBAMAIS]No debate, o presidente da ONG Trânsito Amigo, Fernando Diniz, contou que perdeu o filho num acidente em março de 2003. Fabrício Diniz tinha 20 anos e pegou carona com um amigo recente que dirigia alcoolizado e sob o efeito de drogas. No acidente, morreram ainda duas jovens de 18 anos. O motorista, 10 anos após o crime, ainda é foragido. ;Ainda prevalece o desprezo à vida com a aplicação de penalidades leves e que não estão à altura do dano causado;, afirmou Diniz.

;Milhares de inocentes morreram e continuam morrendo, vitimas da pessoas que usam drogas, bebem, dirigem e matam. Ainda não temos nada a comemorar, mas a obrigatoriedade do exame trouxe a luz no fim do túnel;, finalizou.

Mesmo com leis brandas de punição de quem causa acidentes de trânsito por estar sob efeito de drogas, o desembargador e ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Henrique Nelson Calandra, acredita que o judiciário tem ouvido a sociedade. ;O exame toxicológico, aliado a outras tecnologias, chega em um momento em que a justiça conta com processos aos milhões;.

Ele também defende a expansão do teste para outras categorias. ;O teste é uma ferramenta de controle para que pessoas não habilitadas para dirigir não tirem a vida e o patrimônio das pessoas;, finaliza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação