Cidades

Em quatro dias, 55 mil pessoas se vacinaram contra a gripe no DF

Meta é atingir 687 mil pessoas; após a morte de uma mulher por gripe, Secretaria de Saúde divulgou nove medidas de prevenção

Otávio Augusto
postado em 27/04/2017 21:05
Meta é atingir 687 mil pessoas; após a morte de uma mulher por gripe, Secretaria de Saúde divulgou nove medidas de prevenção

A vacinação contra a gripe atraiu, até esta quinta-feira (27/4), 55.254 pessoas na capital federal ; 8% da meta. O dado é o mais recente contabilizado pela Secretaria de Saúde. A campanha para o público geral começou na última segunda-feira (24). As autoridades sanitárias também confirmaram a primeira morte por complicações da doença, como o Correio adiantou. Depois do caso, foram divulgadas medidas de controle da enfermidade.

A recomendação do governo é que a população se organize ao longo da campanha. Este ano, o Dia D, data que a saúde concentra esforços na imunização, será em 13 de maio ; véspera do Dia das Mães. "Quanto mais gente se vacinar, menor é a circulação do vírus. Isso é um bem coletivo", ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Heloisa Araújo.

[SAIBAMAIS]O público alvo da campanha é o maior já registrado no DF. Ao todo, 687 mil pessoas devem receber a proteção ; 7% a mais do que no ano passado, quando 644 mil se imunizaram. "A vacina é segura, eficaz e diminui o adoecimento e o risco de morte", explica Heloísa.

Morte no Riacho Fundo

A capital federal registrou o primeiro óbito por gripe de 2017. O vírus que matou a mulher de 43 anos, moradora do Riacho Fundo, é o H3N2 ; um tipo semelhante ao H1N1. A vítima era diabética. "Apesar de ser doente crônica e ter direito à vacina, não identificamos registro de imunização no ano passado. Essa morte poderia ter sido evitada", completa a diretora de Vigilância Epidemiológica.

Em 2016, foram registrados nove óbitos no mesmo período, sendo sete por influenza A H1N1. Até a última semana, a pasta notificou 195 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), enquanto, no mesmo período do ano passado, ocorreram 175 notificações.

Quem deve se vacinar?

- Idosos acima de 60 anos;
- Crianças entre seis meses e cinco anos;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Trabalhadores da saúde e professores;
- Indígenas;
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
- Adolescentes entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do sistema prisional.


Como evitar a transmissão da gripe?


- Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos em seguida;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação