Cidades

Balanço das manifestações registra apenas um caso de lesão corporal

Vítima teria sido impedida por manifestantes de entrar em órgão público

Renata Rios
postado em 28/04/2017 15:19

Estimativa de manifestantes na hora do almoço foi de 2900 pessoas

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal divulgou o primeiro boletim sobre a Greve Geral, realizada nesta sexta-feira (28/4). No horário do almoço, segundo o texto, o número estimado de manifestantes era de 2.900 pessoas. A Polícia realizou revistas nos manifestantes em alguns pontos da Esplanada com o objetivo de evitar a presença de objetos que pudessem ameaçar a segurança dos manifestantes, do patrimônio público e particular.

Por volta de 15h, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) chegou à Esplanada para tirar os ambulantes. Os agentes estavam escoltados pela Polícia Militar e houve um início de tensão. Alguns manifestantes pediram que a polícia não fosse provacada e outros girtavam "não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar". O início de tumulto foi logo controlado. Uma equipe do canal de televisão SBT foi agredida mas logo um grupo de jornalistas e manifestantes impediram que a agressão tivesse continuidade.

PM escoltou agentes da Agefis enquanto retiravam os ambulantes

Na tarde de ontem (27/4), às 15h, a Secretaria de Segurança realizou uma varredura na Esplanada para evitar que entulhos e outros objetos ficassem na região e fossem utilizados pelos manifestantes. As vias S1 e N1, que estão fechadas desde 0h, permanecem interditadas e só serão reabertas após o término dos protestos. Os motoristas devem usar as vias S2 e N2, onde, de acordo com o Departamento de Trânsito de Brasília, o tráfego flui normalmente.

Às 9h30, a 5; Delegacia de Polícia do Distrito Federal chegou a registrar uma ocorrência de lesão corporal. Segundo a vítima, ela teria sido impedida de entrar na Secretaria de Segurança por manifestantes que bloqueavam a entrada. O autor assinou Termo Circunstanciado e foi liberado. Já o Corpo de Bombeiros não registrou nenhuma ocorrência que necessitasse atendimento de urgência no local dos protestos.

A Coordenação de Integração Multiagências (CIM) está reunida desde 7h para monitorar, em tempo real, as manifestações na Esplanada dos Ministérios com auxílio de imagens gravadas pelas câmeras no local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação