Cidades

Campanha de vacinação pretende atingir 200 mil pessoas

Dia de tomar a vacina trivalente no DF: proteção contra três tipos de vírus

Lucas Fadul - Especial para o Correio
postado em 13/05/2017 16:01

Eneida Fernandes Bernardo, 61 anos, chegou pedalando ao Centro de Saúde N; 12, situado entre as quadras 208 e 408 Norte. "Parece que, hoje, é só contra a gripe", confirmou. Por ocasião da campanha Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação Contra a Influenza, os brasilienses compareceram, neste sábado (13/05), aos postos de saúde da capital em busca da vacina trivalente, que protege contra três subtipos do vírus da gripe: Influenza A, Influenza B e H1N1 e H3N2.

Eneida integra o grupo de 200 mil pessoas consideradas público-alvo pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. "Eu já sabia desse posto, porque moro aqui perto. Agora vou voltar pedalando para casa", disse, depois de deixar a sala de aplicação da vacina, ainda pela manhã. O cuidado com a saúde é preocupação constante dela. "Eu estava jogando futevôlei, mas parei, porque machuquei o joelho. Agora, estou fazendo natação e pilates", acrescentou.

Em vias de completar 80 anos, Hildebrando Queiroz contou que ficou sabendo da campanha nacional de vacinação por ser assinante do Correio. Na saída do posto de saúde, quando parou para conversar com a reportagem, ele ainda pressionava o algodão protetor contra o braço no qual fora aplicada a dose da trivalente. "Acabei de tomar essa contra a gripe, a H1N1", contou. Curado de um câncer na próstata, Hildebrando mantém-se alerta. "Tenho uma saúde compatível com uma pessoa de 80 anos."

A imunização de sábado, contudo, atraiu pessoas de diferentes idades. A estudante de biotecnologia Isadora Cirino, 18 anos, acabou de ser aprovada no vestibular da Universidade de Brasília (UnB). "Eu faço parte de um trabalho voluntário e todo mundo que participa tem que se vacinar", explicou. Como parte da iniciativa, a estudante frequenta hospitais do DF para proporcionar conforto a pacientes. Ela saiu do posto de saúde direto para o serviço voluntário do qual faz parte. A Secretaria de Saúde preparou 143 salas com o objetivo de disponibilizar a vacina trivalente aos habitantes do DF. O atendimento começou às 8h e está previsto para se encerrar às 17h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação