Cidades

Seca: DF corre risco de colapso este ano, e racionamento pode aumentar

Caso não chova o suficiente até o fim de setembro, é grande a possibilidade de haver falta de água em várias regiões, a partir de outubro. Adasa não descarta mais racionamento durante a semana, mas aposta na consciência da população e na consequente queda no consumo

postado em 15/05/2017 06:00
Sem caixa em água, Ana Lúcia Pereira recorre aos baldes

Com a chegada da seca, os níveis dos reservatórios do Distrito Federal tendem a baixar cada vez mais rápido. Como as chuvas devem voltar só em meados de setembro, pela previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até lá, a população vai continuar a conviver com o racionamento. Pior: é forte a possibilidade de mais um dia de rodízio na semana.
O aumento dos dias sem água pode ser confirmado ainda nesta segunda-feira (15/5). O diretor-pesidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, convocou a imprensa para, às 15h, detalhar "as próximas medidas para o enfrentamento da crise hídrica no DF", segundo um comunicado divulgado pela agência.
Depois de atingir o nível máximo do ano em 30 de abril, com 56,54%, a Barragem do Descoberto já marcava 55,07% no domingo (14/5). Isso significa que nas duas primeiras semanas de seca, a queda no índice do reservatório foi de 1,47%. No mesmo período, o reservatório de Santa Maria caiu de 53,79% para 53,13%. No mesmo período do ano passado, ambos estavam em quase 100%. Há um risco de colapso, falta de água para grande parte da população, caso não chova o suficiente até outubro.

Antes da crise hídrica, eram retirados cerca de 5,1 mil litros por segundo do Descoberto. Após as campanhas de conscientização e o início do racionamento, o consumo caiu para 3,8 mil litros por segundo, representando uma redução de 13%. Na Barragem de Santa Maria, a retirada passou de 2.090 litros por segundo para 1.830 litros por segundo (queda de 12,4%). Nesse ritmo, os dois reservatórios chegariam em setembro com 19,76% e 35,53% da capacidade, respectivamente. Quadro alarmante em unidade da Federação com 3 milhões de habitantes.
Essas projeções, desenvolvidas pela equipe da editoria de Economia do Correio, levam em consideração os níveis dos dois reservatórios em maio do ano passado, o que é registrado atualmente e a medição detectada em setembro de 2016, nas primeiras chuvas após a seca. O cálculo é somado também à economia da população após o início do rodízio no DF.
[VIDEO1]

Isso acontecerá caso não haja chuva e também se for mantido o consumo nos próximos quatro meses. Quem mora em Brasília há muito tempo talvez nunca imaginou que fosse enfrentar uma crise hídrica tão grave. É o caso da dona de casa Ana Lúcia Pereira, 38 anos, que desde o início do racionamento teve que se acostumar a ficar quase dois dias sem água nas torneiras da residência. Moradora da Colônia Agrícola Sucupira, no Riacho Fundo I, ela estoca água para as datas de rodízio. Mesmo assim, com duas crianças no imóvel, ficou sem água para o banho e fazer a comida. ;A solução é encher vários baldes. A água custa a voltar após o dia de corte. Demora ao menos um dia inteiro;, conta.

Diante do provável corte de fornecimento de água em dois dias da semana, a dona de casa, que também tem três pontos de comércio no lote onde mora, considera válida a medida como forma de garantia de abastecimento em todo o DF. ;O corte só não pode ser em dois dias seguidos. Não podemos ficar muitos dias sem água em casa;, pondera. Ana Lúcia ressalta que o racionamento tem um lado positivo: ;Aprendi a usar a água de maneira mais racional;.

Para Francine, que tem um salão de beleza em casa, o rodízio em dois dias será

;Sofrimento;

A situação do sistema Santa Maria/Torto pode ser ainda mais frágil, segundo o consultor de saneamento e engenheiro civil Adauto Santos. Ele lembra que, até setembro do ano passado, as águas do Descoberto reforçaram parte do atendimento do primeiro reservatório de Santa Maria. ;A água foi transferida em boa parte de 2016. Por lá (Santa Maria), a situação é complicada devido à demora na recuperação, pois há poucos afluentes para alimentar o reservatório. Enquanto no outro (Descoberto) existem mais bacias e, após o racionamento, houve um controle maior da vazão;, explica.

Para o especialista, a adição de um dia de rodízio poderia ter sido feita ainda no período chuvoso. ;O governo foi avisado sobre isso, mas não quis acrescentar o dia a mais. Com as chuvas, a possibilidade de recuperação dos reservatórios seria maior e a população teria a possibilidade de usar a água da chuva, uma fonte alternativa. Agora, não teremos precipitações e o brasiliense não terá alternativa. A implantação de mais um dia pode acarretar sofrimento à população, principalmente a de baixa renda, que ainda não tem caixa d;água em casa;, alerta.

A ausência de caixa d;água é comum em várias localidades do DF. Moradora do Riacho Fundo I, Francine Dantas Feitosa, 44 anos, é um exemplo. Ela, que também tem um salão de beleza em casa, precisa suspender todos os atendimentos em dia de racionamento. Na residência vivem cinco pessoas, sendo uma criança e dois adolescentes. Para não faltar água, a família armazena o líquido em baldes e garrafas pets. A ampliação do racionamento dificulta ainda mais a rotina de todos. ;Trabalho com a administração da água para não faltar. Se o rodízio for para dois ficará extremamente difícil. Essa crise toda só está acontecendo por falta de investimentos. Agora, a população sofre;, reclama Feitosa.

Menos consumo

A Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) alega que o contexto atual é diferente do mesmo período do ano passado. Segundo o órgão, embora os reservatórios estivessem praticamente cheios, o consumo também era alto. ;Desde agosto, várias medidas foram adotadas pela Adasa para lidar com a escassez hídrica. Hoje, a Caesb capta muito menos água dos reservatórios, a população consome menos, os irrigantes usam menos água na produção, a indústria e o comércio também reduziram o consumo;, comentou o órgão, por meio de nota oficial.

Sobre a ampliação do rodízio para dois dias, a Adasa respondeu que estabelecerá metas a cada mês, e que medidas serão adotadas de acordo com os monitoramentos de técnicos. O órgão garantiu que, ;ainda não há previsão para diminuir a captação da Caesb, o que levaria a concessionária a aumentar os dias de racionamento;. A Adasa também aposta nas novas fontes de captações: Corumbá IV, que teve obras liberadas para serem retomadas no próximo mês, e a captação do Lago Paranoá, com as obras em andamento. Esses dois projetos e a captação do Córrego Bananal (prevista para novembro de 2017) podem aumentar em 57,8% a produção de água potável. Hoje, a capacidade máxima diária é de 9,5 mil litros por segundo. Os três sistemas acrescentarão 5,5 mil litros à vazão por dia. Esse incremento pode garantir a segurança hídrica até 2050.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação