Cidades

Exposição com objetos encontrados no lixo chega ao Aeroporto de Brasília

Além das peças, a mostra contará com um estande de educação ambiental na praça de alimentação do aeroporto, das 9h às 17h

Deborah Sogayar*
postado em 25/05/2017 17:51

No último dia 18, a exposição itinerante chegou à Rodoviária do Plano PilotoA arte pode surgir dos locais mais inesperados. Esse é o conceito do Museu da Limpeza Urbana, localizado na Central de Tratamento de Lixo de Ceilândia. Desde 1996, o espaço se propõe a expor achados históricos e objetos reaproveitados. A mostra itinerante do museu chega, na sexta-feira (26/5), ao Aeroporto Internacional de Brasília, a partir das 9h.


Leia mais notícias em Cidades


O Museu da Limpeza Urbana completou 21 anos neste mês e está fazendo algumas instalações pela cidade como parte de seu acervo. ;A questão do museu itinerante nasceu para fomentar a presença de visitantes, que é muito baixa, e faz parte de um projeto em conjunto com a FAP-DF (Fundação de Apoio à Pesquisa);.

Nesta sexta-feira, cerca de 25 objetos de diferentes épocas serão expostos, desde a década de 1960, tais como quadros, máquinas fotográficas, dinheiro e muito mais. A mostra também contará com um estande de educação ambiental sobre coleta seletiva, consumo consciente e descarte correto dos resíduos.

[SAIBAMAIS]O assistente da Assessoria de Gestão Ambiental do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) Rondinele Mota Vieira conta que a concepção do museu começou quando garis começaram a encontrar e guardar objetos curiosos e históricos encontrados tanto na coleta quanto na usina de compostagem. Diante de celulares, brinquedos e televisões antigos, viu-se a necessidade de criar um local que os comportasse. Hoje, o acervo conta com mais de 600 peças, entre eles obras de arte recicladas e doações.

Saiba mais

A exposição do aeroporto é a segunda realizada pela SLU neste ano. A primeira ocorreu na quinta-feira passada (18/5), quando é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A mostra foi feita no piso inferior da Rodoviária do Plano Piloto sob a mesma perspectiva que esta.

A visitação ao museu é aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para maiores de 6 anos, mas, para a visita que inclui a usina de compostagem, é necessário ter mais de 15 anos. Para agendamentos de grupos, é preciso enviar a solicitação para o e-mail ambiental.slu@slu.df.gov.br. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (61) 3213-0189 ou (61) 3213-0190.

Anote
Exposição do Museu da Limpeza no Aeroporto
Data: sexta-feira (26/5)
Horário: das 9h às 17h
Local: Praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Brasília

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação