Cidades

Professores protestam no Buriti e exigem pagamento de aposentadoria

A diretora do sindicato que o GDF havia se comprometido com a categoria para pagar a aposentaria de 2016 durante os meses de julho a dezembro, mas até agora, o cronograma não foi apresentado

postado em 06/06/2017 11:25
Os professores da rede pública do Distrito Federal começaram a se reunir em frente ao Palácio do Buriti no fim da manhã desta terça-feira (6/6). A exigência é que o governo pague a aposentadoria dos profissionais que se aposentaram em 2016, e daqueles que já deram início ao processo este ano. "Quem se aposentou no ano passado, não recebeu nenhum centavo. Só esse ano, 750 professores estão nessa situação. E no total, são cerca de 1500", disse a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro), Rosilene Côrrea.
De acordo com a diretora, a lei determina que o limite seja de 60 dias para o pagamento, mas desde o ano passado há atraso. Ela também contou que o governo de Brasília havia se comprometido com a categoria para pagar a aposentaria de 2016 durante os meses de julho a dezembro, mas até agora, o cronograma não foi apresentado. "Esperamos que o governo tenha responsabilidade com os alunos já que não tem respeito pelos trabalhadores. O que a gente espera é que isso se resolva", concluiu.
Em nota, o GDF informou "que tem empenhado todos os esforços para realizar o pagamento dos salários dos mais de 200 mil servidores em dia". "Neste sentido, aguarda disponibilidade financeira para apresentar o cronograma de pagamento das pecúnias relativas aos servidores que se aposentaram após 2016. O pagamento das pecúnias de aposentadorias relativas ao ano de 2015, por exemplo, foi feito em 2016 e início de 2017", continua o texto. O secretário da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Sérgio Sampaio, receberá o Sinpro nesta quinta-feira (8/5).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação