Cidades

Bombeiros são infectados durante treinamento em caverna de Brazlândia

Oito militares ainda seguem internados sob suspeita de histoplasmose, infecção causada pela inalação de um fungo

postado em 09/06/2017 17:03
O fungo que casou a infecção é encontrado em fezes de pássaros e de morcegos
Um grupo do Corpo de Bombeiros está internado sob suspeita de ter contraído histoplasmose, infecção causada pela inalação de um fungo que é encontrado em fezes de pássaros e de morcegos. Nos dias 17 e 18 de maio eles participaram de uma etapa de treinamento para o Curso de Tripulante Operacional (Cetop), realizado em uma fazenda próxima a Brazlândia.
32 militares participaram da atividade. Segundo o Corpo de Bombeiros, 18 apresentaram sintomas na última semana e oito seguem internados com sintomas no Hospital Maria Auxiliadora, no Gama. Segundo o infectologista do Hospital Maria Auxiliadora, Dr. Werciley Júnior, responsável pelo diagnóstico dos militares, os oito que seguem internados apresentam sentimos que vão do moderado ao grave, como dores de cabeça, febre persistente, fraqueza muscular, pouco apetite, dificuldade respiratória ao mínimo esforço, calafrios e tosse seca. Em casos graves, a infecção pode comprometer a capacidade do coração de bombear sangue e danificar os pulmões, podendo levar a morte.
Leia a íntegra da nota do Corpo de Bombeiros:
"Diante das notícias divulgadas em alguns veículos de informação acerca de situação envolvendo militares da corporação, o Corpo de Bombeiros Militar do DF vem a público esclarecer que: em razão da natureza das atividades do Corpo de Bombeiros, que inclui atividades de busca e resgate em locais inóspitos, faz-se necessária a adequada preparação dos militares para missões em locais ermos e cavernas, cujo treinamento ocorre por meio de cursos de especialização como o Curso de Tripulante Operacional.
Destarte, os militares do CBMDF passaram por treinamento de busca e salvamento em ambiente natural, situado na região de Brazlândia, a cerca de 15 dias. Após uma semana de ocorrido o treinamento, alguns militares passaram a apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, com febre e desconforto respiratório, os quais persistiram após o uso de medicação comumente indicada para estes casos, levando-os a buscar atendimento médico para um diagnóstico mais assertivo.
Diante do ocorrido, o CBMDF destacou um médico epidemiologista da corporação para acompanhar os casos e tomar as medidas que o caso requer. As informações atualizadas na data de hoje indicam que 10 (dez) militares foram internados na rede hospitalar conveniada à corporação, sendo que 01 (um) já obteve alta e outros 02 (dois) têm previsão de alta em breve, em razão do quadro clínico que apresentam. Além destes, outros 10 (dez) militares também procuraram atendimento e não necessitaram de internação. Outrossim, informo-vos que a Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde foram acionadas para acompanhamento e confirmação do diagnóstico inicial. O Corpo de Bombeiros esclarece que tem prestado todo o apoio necessário aos militares envolvidos, designando um corpo médico especializado para acompanhar o caso."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação