Cidades

Dia dos namorados: casais aproveitaram o fim de semana para celebrar a data

Apesar da crise, para o comércio, também é tempo de comemorar: expectativa é de um crescimento de 5% nas vendas

Júlia Campos - Especial para o Correio, Gláucia Chaves
postado em 12/06/2017 06:00

Rafael Avelar e Gabriela Moura: um passeio ao ar livre é melhor do que um presente caro

No domingo que antecedeu o Dia dos Namorados, muitos casais aproveitaram para planejar as comemorações da festa do cupido de hoje ou para uma celebração antecipada. O casal Rafael Avelar, 20 anos, e Gabriela de Moura, 16, se conheceu no carnaval de 2016. De mãos dadas no Pontão do Lago Sul, os dois aproveitaram o domingo de sol para comemorar adiantado o segundo Dia dos Namorados juntos. Apesar de terem começado o relacionamento em Brasília, hoje os dois vivem um amor a distância: Rafael foi aprovado em uma faculdade em Juiz de Fora e precisou se mudar da capital. Tranquilos e caseiros, eles contam que não têm grandes planejamentos para a data. A ideia, segundo eles, é aproveitar cada segundo juntos antes de quarta-feira, quando Rafael voltará para Minas Gerais.

Mesmo com todo o alvoroço em torno do Dia dos Namorados, o jovem casal não parece preocupado com reservas de restaurante, programas a dois ou mesmo presentes caros. Para eles, o que importa é a companhia um do outro, de preferência, ao ar livre. ;Gostamos de ficar sentados na grama, sem fazer nada;, descreve Rafael. Parque da Cidade, Pontão, Ermida Dom Bosco e qualquer outro pedaço de grama em que seja possível sentar, conversar e namorar são os lugares preferidos. ;Ele é mais mão aberta do que eu, mas não somos muito de sair para fazer coisas caras;, comenta Gabriela. ;Provavelmente, vamos assistir a um filme;, diz Rafael.

As longas filas e os altos preços ;especiais; dos estabelecimentos em datas comemorativas como o Dia dos Namorados também espantam Gabriela e Rafael de programas típicos desse dia, como restaurantes e baladas. Sair para comemorar este ano também está um pouco mais complicado para o casal, já que Gabriela terá aula o dia inteiro. ;Resolvemos sair no domingo justamente por isso, segunda-feira é um dia muito atribulado;, comenta Gabriela.

Lucas de Andrade e Ketri Bertoni: festa em casa, com filme, vinho e comida caseira


Ketri Bertoni, 36, e Lucas de Andrade, 28, também aproveitaram o domingo para relaxar. Com colchonetes, livros e até chimarrão, a fisioterapeuta e o engenheiro eletricista curtiram o sol. Comprometidos há um ano, este será o segundo Dia dos Namorados que passarão juntos. Os planos para a data não incluem grandes gastos, como jantares românticos ou passeios: para eles, o dia será como qualquer outro. ;Até tivemos essa conversa, sobre se faríamos alguma coisa, mas vamos passar um na companhia do outro, fazendo coisas juntos, mas nada espetacular;, afirma Lucas.

Para Ketri, o Dia dos Namorados é apenas uma data comercial. ;Somos contra isso, essa coisa econômica consumista, em cima dessas datas comemorativas;, reforça. Por isso, a noite do casal será em casa, com filme, vinho e comida caseira. ;É só uma data para movimentar floriculturas, lojas de chocolate;, detalha ela. ;Queremos só a nossa companhia mesmo, que é o que tentamos buscar sempre, não só no Dia dos Namorados.; Lucas concorda: o que importa, para ele, é estar com quem se ama, todos os dias do ano. ;Não é que não vamos fazer nada. Estaremos juntos. Não é preciso gastar muito para fazer isso.;

Lídia Helena e Vinícius Miuccy: fim de semana em hotel para antecipar a celebração

Comemoração antecipada

Segunda-feira é um dia atribulado para muita gente. Trabalho, estudo e compromissos, no caso do casal de estudantes de Educação Física Lídia Helena, 21, e Vinicius Miuccy, 19, tornaram o Dia dos Namorados uma data impossível de ser comemorada na data marcada. O jeito foi adiantar a celebração. ;Fomos para um hotel neste fim de semana, porque segunda-feira será muito corrido;, conta Lídia.

As vantagens de adiantar a comemoração, segundo o casal, são muitas: evitar filas, não depender do atendimento sempre tumultuado em datas comemorativas e mais privacidade. O tradicional presente também não vai ser trocado neste ano. Na verdade, a hospedagem foi a forma que os dois encontraram de se presentear e aproveitar o dia ao mesmo tempo (e, claro, economizar). Pelo menos, era este o plano inicial. ;Ele não cumpriu o que tínhamos combinado e me deu um ursinho, mas somos mais de viver o momento do que trocar presentes. Agora fiquei devendo um presente para ele. Fiquei com a cara no chão;, brinca Lídia.

Quando o dinheiro está curto, o casal se apega ao planejamento para sair de casa sem gastar tanto. Programar com antecedência e pesquisar são as principais ferramentas para passear sem entrar no vermelho. ;Sempre procuramos promoções;, completa Vinicius. O rapaz, inclusive, é professor de muay thai, atividade que une ainda mais o casal ; e ajuda a economizar na hora de pensar em algo para fazer juntos. ;Ficamos bastante em casa treinando, fazemos outras lutas também;, diz Lídia. ;Quando queremos sair, vamos para a casa de amigos ou fazemos viagens rápidas, para a Chapada dos Veadeiros.;

Ana Luiza Ramos e Luca de Aguiar: comemoração marcada para hoje em festa junina

Boa perspectiva para vendas

Juntos há pouco mais de um ano, os estudantes do Ensino Médio Luca de Aguiar, 17, e Ana Luiza Ramos, 18, também pretendem passar o Dia dos Namorados de maneira mais barata. Como a segunda-feira será dia de aula, o plano é se encontrar à noite, em uma festa junina. ;Vamos trocar presentes, mas é surpresa;, diz Ana Luíza. ;Mas não será nada muito caro;, brinca. Para o casal, o domingo também foi a opção para adiantar a comemoração e passar um dia mais tranquilo, sem correria e com mais liberdade para transitar em locais sem tanta gente, como é comum em dias especiais.

Para o casal, apostar em simplicidade, como um dia no Parque da Cidade ou uma ida ao cinema, são as melhores opções para quem quer comemorar sem ter que gastar muito. ;É sempre bom economizar um pouco, e é bom que a gente fica junto do mesmo jeito;, justifica Luca. Buquê de flores, chocolates, jantares à luz de velas podem até ter muito apelo na maioria dos casais, mas, para eles, não são providências necessárias para um Dia dos Namorados ser perfeito. ;Gostamos de sair do óbvio;, completa Ana Luíza.

O Dia dos Namorados é uma data especial para os casais demonstrarem a paixão. Apesar da crise, para o comércio, também é tempo de celebrar. A data é a terceira melhor época para as compras. Perde apenas para o Dia das Mães e o Natal. E após dois anos de crise econômica, o otimismo está de volta nos negócios: a expectativa é de um crescimento de 5% nas vendas.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Aldemir Santana, com esse dado, os empresários estão com uma boa perspectiva nas vendas. ;Fizemos uma pesquisa com os consumidores e cerca de 51% disseram que vão comprar. A média dos gastos está em R$ 140, sendo que os ramos da moda, calçados e cosméticos são os mais evidentes. Estamos esperançosos de que este ano tem tudo para melhorar;, destaca.

Adelmir comenta que a resposta no comércio vem desde a Páscoa e o Dia das Mães. ;Percebemos que os empresários e os clientes estão mais confiantes para comprar. Pode ser por essa liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou por medidas governamentais;, aposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação