Cidades

Fundações da obra de captação no Lago Paranoá estão quase concluídas

Obras têm como objetivo minimizar os efeitos da crise hídrica no Distrito Federal

postado em 20/06/2017 21:10
Obras têm como objetivo minimizar os efeitos da crise hídrica no Distrito Federal
Com previsão de finalização para setembro, a obra de captação emergencial de água no Lago Paranoá está com o assentamento das fundações e concretagem em reta final. Segundo a Caesb, na situação atual, as obras já têm concluídas 16% das intervenções.
Chamada de Subsistema Produtor do Lago Norte, a obra pretende minimizar os efeitos da crise hídrica no DF, ao injetar cerca de 700 litros de água por segundo na rede de abastecimento. Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), será aplicada tecnologia de ponta, que permitirá aliviar a demanda do Sistema Produtor do Descoberto.

[SAIBAMAIS]No local, será construída uma estação de tratamento de água compacta, com membranas de ultrafiltração. A estrutura construída será localizada na ML 4, no Lago Norte. A captação será feita no braço do Torto, no Lago Paranoá. Depois de captada e tratada, a água será direcionada para dois reservatórios localizados no Lago Norte e no Paranoá.

Maurício Ludovide, presidente da Caesb, explica que, além do trabalho executado já dentro do DF, a fabricação e montagem dos equipamentos ocorre em São Paulo, uma vez que a empresa responsável pela obra é paulista.

Para execução da obra, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 55 milhões em verba federal. Atualmente, estima-se que a obra custará R$ 42 milhões aos cofres públicos, cerca de 7 milhões a menos do estimado inicialmente. O dinheiro restante volta para a pasta.

Asa Norte, Itapoã, Lago Norte, Paranoá, Parte de Sobradinho II e Taquari, cujo fornecimento atualmente é feito pelo Sistema Produtor Santa Maria-Torto, agora serão abastecido pelo novo sistema.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação