Cidades

Pela primeira vez, nutricionista é punido por prescrever anabolizantes

O profissional indicou anabolizantes e está impedido de exercer o ofício por 6 meses

postado em 21/06/2017 15:32
O profissional indicou anabolizantes e está impedido de exercer o ofício por 6 meses
Um fato histórico para os nutricionistas foi registrado nesta terça-feira (20/6), no primeiro edital de penalidade do Conselho Regional de Nutricionistas da 1; Região (CRN1), que abrange Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá, Roraima e Tocantins. Pela primeira vez em 50 anos de regulamentação da profissão, foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a identificação de um profissional penalizado pela comissão de ética do CRN.


O profissional infringiu o Código de Ética ao atender pacientes sob efeito de calmantes, prescrever uma dieta considerada inadequada e inclusive indicar esteroides anabolizantes. O rapaz teve sua inscrição suspensa e foi proibido de exercer a profissão por seis meses, desde de 19 de junho, por unanimidade de votos dos conselheiros.

O vice-presidente do conselho, Aldemir Mangabeira conta que um dos papéis do CRN é proteger a sociedade do mal profissional. "A gente age para o bem da população orientando o nutricionista para o correto trabalho, mas eventualmente precisa advertir ou suspender aqueles que não conseguem modificar suas práticas ou aqueles que cometeram casos mais graves".
Comenta ainda que a publicação do edital tem função educativa, embora punitiva. "A pessoa que quer extrapolar suas competências, se ela achar que não tem consequência nenhuma, ela se aventura. Com a publicação, a gente espera que os nutricionistas possam desempenhar suas funções de forma adequada, a favor da saúde de seus pacientes", afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação