Cidades

Pioneiro, professor ganha título de Cidadão Honorário de Brasília

O pioneiro Maurício Campos Bastos recebeu o título concedido em reconhecimento à trajetória profissional

postado em 22/06/2017 06:00
A sessão solene na Câmara Legislativa reuniu diversas autoridades
Os 87 anos de vida dedicados à escrita, ao direito, à profissão de professor e, principalmente, o amor à capital federal levaram à concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília a Maurício Campos Bastos. Natural de Juiz de Fora (MG), o advogado e jornalista traz na trajetória a colaboração para a sociedade mineira e brasiliense, além de histórias marcantes. Uma delas, vivida aos 19 anos, quando transmitiu a Copa do Mundo de 1950 para a Rádio Industrial de Juiz de Fora, onde dividiu cabine no Maracanã com o comentarista esportivo Mário Helênio de Lery Santos.

Casado com Cléa Caputo Bastos desde 1954, construiu, com a companheira, uma família de nove filhos, 23 netos e três bisnetos. Em 1962, surgiu a oportunidade de entrar para o Poder Judiciário, como juiz suplente do Tribunal Regional do Trabalho da 3; Região. Quem assinou o decreto de nomeação de Maurício foi o ex-presidente João Goulart. Naquele tribunal, ele serviu em novembro de 1972. No mesmo mês, a família Caputo Bastos se mudou para Brasília. Maurício também dava aulas na antiga Associação de Ensino Universitário do DF (AEUDF), hoje Centro Universitário do DF (UDF). Em um ano, foi escolhido como paraninfo por cinco turmas de cursos ; administração, economia, direito, contabilidade e pedagogia.

Para Bastos, que mora em Brasília há mais de 40 anos, o título, concedido pela Câmara, ;é de encher a alma e o coração;. ;Foi uma noite gloriosa, onde recebi, com muita humildade, essa denominação;, afirma. ;É uma enorme honra saber que ainda foi por unanimidade, e quero repartir tudo isso com minha esposa, que é mais credora que eu, um exemplo de mulher;, completa.

A sessão solene de outorga solicitada pelo deputado Wellington Luiz (PMDB) ocorreu na última segunda-feira. Estiveram presentes diversas autoridades, como o vice-presidente do STF, José Antônio Dias Toffoli, o vice-presidente do STJ, Humberto Martins, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o corregedor do Tribunal de Justiça do DF José Cruz Macedo, e o presidente da OAB no DF, Juliano Costa Couto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação