Cidades

Aeroporto JK terá posto do Na Hora, com serviço de emissão de passaporte

A previsão da Secretaria de Justiça é de que o local comece a funcionar a partir de setembro, no 2° piso da praça de alimentação do terminal. Termo de cooperação entre a pasta e a Inframerica será assinado hoje

Jacqueline Saraiva
postado em 22/06/2017 11:18
Passageiros poderão emitir passaporte no posto que será instalado no temrinal
Um novo posto do Na Hora será inaugurado no Aeroporto Internacional de Brasília ; Presidente Juscelino Kubitschek, onde será possível, entre outros serviços, emitir passaporte. Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a nova unidade será instalada em uma área localizada no segundo piso da praça de alimentação do terminal, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal. A previsão é de que o local comece a funcionar em setembro.
O Termo de Cooperação entre a secretaria e a Inframérica, administradora do aeroporto, para instalações da nova unidade do Na Hora no Aeroporto Internacional de Brasília será assinado nesta quinta-feira (22/6), pelo secretário Arthur Bernardes e por representantes da pasta e da concessionária. A cerimônia, que faz parte das comemorações do aniversário de 15 anos do Na Hora, está prevista para as 19h, no posto localizado na Rodoviária do Plano Piloto.

[SAIBAMAIS]Além do serviço de emissão de passaportes, a Polícia Federal realizará serviço de apoio a estrangeiros migrantes. Outros órgãos que devem realizar atendimento no posto do Na Hora são a Secretaria de Estado de Fazenda, para atendimentos sobre IPVA, IPTU, Refis, Refaz, etc; o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), para emissão de segunda via de documentos e multas, por exemplo; e a Polícia Civil do Distrito Federal, para emissão de carteira de identidade. Esses serviços, exceto o de suporte a estrangeiros, já são prestados nas outras unidades do Na Hora.
O horário de atendimento, segundo a Inframerica, será de segunda a sexta, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 13h. A entrega de senhas ocorrerá a partir do horário de abertura até as 18h30, de segunda a sexta, e até as 12h30, aos sábados.
Desde agosto do ano passado, é possível tirar passaporte apenas no Na Hora do Riacho Fundo I. A decisão havia sido tomada pela Polícia Federal (PF), órgão responsável por emitir o documento. O governo do DF não divulgou a estimativa de custos da obra no Aeroporto JK, porque espera conseguir parte das instalações e do mobiliário por meio de doações. O espaço é cedido, sem gasto com locação.
Atualmente, o Na Hora está presente em seis regiões: Brasília, Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo, Gama e Sobradinho. São feitos, em média, 10 mil atendimentos por dia, segundo a Sejus. Em 15 anos de existência, o serviço Na Hora já prestou 30 milhões de atendimentos.

Emissão de passaporte

As pessoas que precisam solicitar um passaporte precisam preencher o formulário disponível no site do Departamento de Polícia Federal e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), com taxa no valor de R$ 257,25. O interessado deve comparecer ao posto do Na Hora com a documentação, a guia paga e o protocolo do pedido, no dia agendado. A fotografia é feita na hora.

O posto da PF no Aeroporto de Brasília disponibiliza o serviço de emissão do passaporte de emergência. O documento só pode ser feito em casos urgentes, como catástrofes naturais, conflitos armados ou necessidade de viagem imediata por motivo de saúde. A emergência, segundo a PF, precisa ser comprovada, e esse tipo de passaporte não serve para fins de turismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação