Cidades

Mais de 91 mil meninos devem ser vacinados contra HPV no DF

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% desse público, o que representa cerca de 73 mil jovens. Entre as meninas, o objetivo é vacinar 124 mil

postado em 22/06/2017 21:56
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% desse público, o que representa cerca de 73 mil jovens. Entre as meninas, o objetivo é vacinar 124 mil

Mais de 91 adolescentes do sexo masculino, entre 11 e 15 anos incompletos, que devem ser vacinados contra HPV no Distrito Federal. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% desse público, o que representa cerca de 73 mil jovens. Entre as meninas, o objetivo é vacinar 124 mil, de um total de 155 mil na unidade da Federação.

A baixa adesão à vacina preocupa a pasta, que alerta que as secretarias de Saúde de todo o país foram comunicadas sobre a ampliação da faixa etária de atendimento, que tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino.

Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, uma das principais ações para alcançar essa meta é o Programa Saúde na Escola, parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação. ;É um de nossos grandes aliados nessa frente. Com esse projeto, estamos convocando toda a comunidade escolar, pais e educadores, a atualizarem as cadernetas de vacinação destes jovens;, afirmou o ministro.

Início

A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando os meninos de 12 a 13 anos. A ampliação da faixa etária atendida foi anunciada esta semana. Até o ano passado, eram imunizadas meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.

Com a inclusão desse público, equivalente a 3,3 milhões de adolescentes no país, a meta para 2017 é vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e de 4,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos. Também terão direito à vacina, a partir de agora, homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. Além disso, cerca 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos, com HIV/Aids, podem se vacinar.

A vacina de HPV passará a integrar o elenco de vacinas a serem ofertadas na Campanha de multivacinação, de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será 16 de setembro.

Como funciona

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Nessas casos, também é necessário apresentar prescrição médica.

A vacina disponibilizada no SUS é a quadrivalente e já é ofertada, desde 2014, para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Prevenção

Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Com informações da Agência Saúde

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação