Cidades

Programação do aniversário de São Sebastião começa nesta sexta

Com mais de 100 mil moradores, Região Administrativa faz aniversário no domingo

postado em 23/06/2017 16:40

A região surgiu antes da própria Brasília, com a instalação de olarias para o fornecimento de material para construção da capital

No próximo domingo (25) a região Administrativa de São Sebastião completa 24 anos. Para comemorar a data, a Administração de São Sebastião preparou uma programação especial para o fim de semana. A programação terá início ainda nesta sexta (23/4), com um desfile cívico e corte do bolo. O sábado será marcado por corrida de ciclismo, atividades infantis e aulas de defesa pessoal.

Leia mais notícias em cidades


No domingo, a festa vai contar com aulão de zumba e forró, apresentações culturais, esportes, torneio de golzinho, atividades recreativas, brinquedos infláveis, distribuição de lanches, apresentação das quadrilhas juninas, comidas típicas e food truck. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) também marca presença com as atividades do ;Transitolândia;, projeto que pretende ensinar às crianças regras de trânsito e dar dicas de segurança para pedestres.


Mudanças

Segundo Sônia Márcia Frois, de 39 anos, que chegou em São Sebastião em 1994, um ano depois da região ganhar administração própria, as mudanças são grandes. ;À época que cheguei, não tinha iluminação pública, nem água ou esgoto. Quem tinha energia era porque tinha feito gato;, lembra. De acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), em 2016, o esgotamento atendia a 92% dos domicílios. A iluminação pública já chegava a 95% das casas e o asfalto a 93%.
A moradora conta também que, com o tempo, a cidade avançou não só em infraestrutura. Ela dá como exemplo a educação. Antigamente, era preciso que os jovens se deslocassem bastante para se educar e, hoje, a região conta com escolas públicas.
Apesar disso, ela lembra que alguns pontos podem melhorar. Faltam áreas de lazer e o transporte público é insuficiente para atender a demanda da região, na avaliação da moradora. ;Temos, sim, linhas de ônibus que passam por aqui, mas são poucos ônibus, se comparado à necessidade. Eles estão sempre lotados;, explica.
Em relação às áreas de lazer, a Administração Regional de São Sebastião declarou que tem desenvolvido projetos para a ampliação do espaço de vivência para os moradores. ;São Sebastião também se destaca com o projeto Rua do Lazer, que vem se consolidando como uma referência para apresentações artísticas, prática de esportes e oficinas no centro da Cidade;, afirma. O Ginásio São Bartolomeu, o Ginásio São Francisco e o Campo Central, além da pista de atletismo, para atender crianças e adolescentes.
Sobre o transporte urbano, a administração defende que tem ajudado no processo de interlocução para melhorar a situação. Foi criada, por exemplo, a Linha 180.3, pelo DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal). ;A linha tem como parte do itinerário a Avenida do Sol e a Vila do Boa, deixando a viagem para o Plano Piloto mais rápida;, afirmou a administração. A entrega do balão o Morro da Cruz, em maio, também deu maior fluidez ao trânsito.

História

A região surgiu antes da própria Brasília, com a instalação de olarias para o fornecimento de material para construção da capital e já atingiu a marca 100 mil moradores, segundo divulgados pelo Codeplan em 2016. Apesar de ter sido registrada como região administrativa somente 25 de junho de 1993, São Sebastião tem uma história muito mais antiga.
O nome da região administrativa é em homenagem a um comerciante - o ;seu Sebastião; -, um dos pioneiros da construção de Brasília. Ele era dono de uma olaria e se instalou na nova capital para suprir parte da demanda de materiais de construção.
Ele se acomodou nas terras desapropriadas da fazenda Tamboquinha e retirava, ao longo do rio São Bartolomeu, areia que era vendida às construtoras da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Antes de ter administração própria, a cidade era gerida pela Região Administrativa do Paranoá. Com a separação, determinada por lei, a cidade ganhou autonomia e também uma data de aniversário.


Confira a programação do aniversário

23 de junho (sexta-feira)

9h - Desfile cívico, em frente ao CAIC UNESCO;
11h30 - Corte do bolo será feito as 11h30;
12h - Finalização do desfile
24 de junho (sábado)

8h às 10h - corrida de ciclismo no Campo São Francisco e atividade infantil ;Educação no Trânsito;, no mesmo local.

10h às 12h - Aula de defesa pessoal, no Ginásio São Bartolomeu.
25 de junho (domingo)

8h às 0h - Aulão de zumba e forró, apresentações culturais, esportes livres e torneio de golzinho.
Atividades recreativas, DER (Transitolândia), brinquedos infláveis, distribuição de lanches, apresentação das quadrilhas juninas, comidas típicas e food truck. Local: Rua de Lazer, na Avenida São Sebastião, Bairro São José e São Francisco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação