Cidades

Punição a nutricionista reacende debate sobre uso indevido de anabolizantes

Acesso fácil e com prescrição irregular causam ilusão de segurança: apenas médicos podem indicar a substância

postado em 23/06/2017 06:00
Ingestão sem indicação médica pode causar desde infertilidade e perda de libido até o rompimento de ligamentos
A punição a um nutricionista do Distrito Federal trouxe à tona a discussão sobre o risco do uso de anabolizantes. Um paciente denunciou o profissional ao Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da 1; Região por ter receitado o uso de esteroides, além da prescrição de uma dieta não recomendada. Pela atuação irregular, ele ficará seis meses afastado.

[SAIBAMAIS]Segundo a presidente da Comissão de Ética do CRN, Raquel Adjafre, não é competência do profissional de nutrição prescrever qualquer tipo de remédio. ;Nós não estudamos para isso e não temos competência para definir o tipo de hormônio, a posologia e por quanto tempo deve ser utilizado. Nada disso faz parte da nossa profissão, pois o papel é fazer uma orientação de alimentação baseada em nutrientes, e não com medicamentos;, destaca.

Em relação ao tipo de dieta repassada aos pacientes, Raquel alerta que a orientação alimentar precisa de embasamento teórico e científico. ;Se fugir muito do normal, algo está errado. Dietas que saem totalmente do hábito de alimentação da população não são recomendadas;, comenta. O vice-presidente do CRN, Aldemir Mangabeira, diz que a punição ao nutricionista consiste em um processo educativo para ele e de compreensão para a população. ;Nós temos dois papéis, o de garantir a profissão e o de proteger a população do mau profissional.;


Imprudência

A busca pelo corpo perfeito é o principal motivo do uso de métodos imprudentes e com resultados rápidos, segundo o médico endocrinologista Flávio Cadegiani. ;Algumas pessoas têm que tomar hormônio, por exemplo, aquelas que precisam repor testosterona, mas são doses baixas. Tudo depende do tipo de substância e da quantidade que será ingerida;, observa. O médico ressalta que o uso contínuo pode trazer diversos malefícios à saúde, que vão desde infertilidade e perda de libido, até o rompimento de ligamentos. ;Muita gente não sabe, mas isso pode acontecer no peitoral. Os músculos vão crescendo tanto, de forma rápida, que eles não conseguem manter um ligamento entre eles e causa sérias lesões.;

Além disso, o uso desregrado e sem prescrição pode causar sintomas psiquiátricos e criar dependência química. Alguns dos componentes encontrados nas fórmulas são entorpecentes, psicotrópicos e imunossupressores. A maioria deles é importada e, segundo a Polícia Federal, os países que mais os ofertam são Estados Unidos, Rússia, China, Inglaterra e Paraguai.


Imediatismo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em maio, pesquisa sobre a prática de esportes e atividade física. O suplemento da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD 2015) mostra que o Distrito Federal foi a única unidade da Federação em que mais da metade da população (50,4%) praticou esporte ou atividade física durante todo o ano, o maior percentual de todo o país.

O educador físico Tyago Silva admite que conhece pessoas que combinam a prática de exercícios ao uso de anabolizantes. Para ele, isso é sinal da busca por resultados imediatos. ;Hoje, você já sai do consultório médico com uma receita (com ou sem necessidade), o que dá a falsa sensação de segurança. Muita gente se frustra, porque acha que é simplesmente tomar a ;bomba; e esperar ;sentado; um corpo saudável;, afirma.


Registro on-line

O Conselho Regional de Nutricionistas orienta que os pacientes denunciem nutricionistas que vendem fitoterápicos, receitam medicamentos e anabolizantes, prescrevem dietas com propagandas de uma marca exclusiva e repassam orientações sem embasamento em estudos. A denúncia pode ser feita pelo site www.crn1.org.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação