Cidades

Organizadores da Parada LGBTS descrevem impasse com o GDF

Secretaria de Segurança Pública e realizadores da Parada do Orgulho LGBTS ainda debatem o percurso da passeata, a dois dias do evento

Thiago Soares
postado em 23/06/2017 13:22

Parada do Orgulho LGBT realizada em Taguatinga no ano passado

A apenas dois dias da 20; edição da Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, marcada para domingo (25/6), os organizadores do evento dizem que enfrentam dificuldades para realizá-lo. O problema diz respeito ao percusso a ser feito pelos participantes.

Segundo os idealizadores, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) quer mudar os locais de concentração e dispersão da parada. A previsão inicial era de que a concentração começasse às 14h, na Alameda das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, e o fim da passeata se desse na Torre de TV. A SSP, no entanto, estaria resistindo a esse trajeto. O Correio procurou a secretaria, mas não teve resposta até a publicação desta matéria.

Leia mais notícias em Cidades

Na manhã desta sexta-feira (23/6), os organizadores se reuniram com representantes das forças de segurança, na sede da SSP, horas antes de o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) regulamentar a lei 2.615/2000, que pune a homofobia na capital.


Segundo um dos idealizadores, Michel Platini, o GDF impõe uma série de regras para a manifestação. "É uma discussão longa. Quase não conseguimos tirar a edição deste ano do papel. Primeiro, a SSP queria caracterizar a parada como um evento. Depois de muita discussão, foi considerada um manifesto. Mas, agora, estão tratando de uma maneira que pode inviabizar o ato", detalha.

De acordo com os organizadores, além de alterar o percusso da parada, as forças de segurança determinaram novos horários de começo e de fim. "Aqui em Brasília, estamos enfrentando uma série de dificuldades. Esse é o maior ato de direitos humanos no DF e, quando já estamos próximos, querem alterar o combinado. Isso viola o direto de manifestação da sociedade", afirma Platini.


Questões de segurança

Nas conversas, de acordo com os organizadores, o governo alega o cumprimento do Protocolo de Segurança na região da Esplanada dos Ministérios. O acordo firmado em maio pelo GDF e órgão de segurança nacional e local, delimita a área da Catedral à Alameda dos Estados para manifestações.
Com isso, a Parada do Orgulho LGBTS teria que se submeter aos mesmos procedimentos de outros atos políticos, como a revista e a proibição de hastes de bandeiras, garrafas de vidro e objetos cortantes ou perfurantes, entre outros itens. "Vamos tentar ainda nesta tarde solucionar a situação junto com o governador do DF", disse Platini.

Programação

A 20; Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros de Brasília terá como tema "Religião, não se impõe. Cidadania, se respeita". Até agora, a marcha está marcada para às 14h, em frente ao Congresso Nacional. Ela será precedida de seminário sobre o tema e entrega de prêmios de Direitos Humanos LGBT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação