Cidades

Tigresa Laila, do Zoo de Brasília, morre aos 21 anos, de falência renal

Laila deixa dois grandes legados para o zoo: ajudou na reprodução em cativeiro e na educação dos visitantes

Luiz Calcagno
postado em 26/06/2017 14:33

Com expectativa de vida média de 15 anos, Laila chegou aos 21

A Tigresa Laila, da Fundação Zoológico de Brasília, morreu de falência renal no início da manhã de sábado (24/6). O animal tinha 21 anos e passava por tratamentos. De acordo com o diretor do Zoológico, Gerson Norberto, o grande felino sinalizava problemas de saúde. Passou por um exame completo há cerca de 40 dias e, à época, veterinários alteraram a medicação que ele tomava.

Leia mais notícias em Cidades

De acordo com Gerson, a tigresa deixou dois grandes legados para a instituição. "Um é genético. Ela ajudou muito na reprodução da espécie em cativeiro e tem filhotes em vários zoos do país", lembrou. O outro é educativo. "Com ela, conseguíamos apresentar toda a problemática dos animais em vida livre, a exemplo do tigre, na Índia, e o risco de extinção que eles sofrem", enumerou o gestor.

Os tratadores, ainda de acordo com o diretor, estão abalados. "Não tem jeito. Quem trabalha com o animal por quatro ou cinco anos vai sentir muita falta. Foi um evento natural. Ela era bem-cuidada, estava sendo tratada, medicada, recebendo um suporte hídrico adequado. Mas, por isso, também, há uma sensação de dever cumprido, por terem cuidado tão bem dela. Da mesma forma que um animal doméstico saudável, nossos animais têm uma vida duradoura e se vão", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação