Cidades

Rodoviários confirmam adesão à greve geral da próxima sexta-feira

Segundo o sindicato, os ônibus devem parar por 24 horas: das 4h de sexta (30/6) até as 4h do sábado (1º/7)

postado em 27/06/2017 21:22
Rodoviária
O Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal confirmou adesão à greve geral marcada para esta sexta-feira (30/6), por 24 horas. Os rodoviários que atuam no DF e no Entorno devem para da meia-noite de sexta-feira (30/6) até a meia-noite de sábado (1;/7). A participação da categoria foi confirmada na tarde desta terça (27/6). Os servidores de transporte público do Sindicato dos Metroviários do DF também prometem aderir à greve pelo mesmo período.
Os protestos serão direcionados contra as reformas da Previdência e trabalhista, propostas pelo governo federal. Em Brasília, os atos devem ocorrer na Esplanada dos Ministérios. Na próxima quarta-feira (28/6), a Central Única dos Trabalhadores se reunirá com os sindicatos. Será discutida a agenda de atos e, só então, divulgada a lista final das categorias que vão aderir.

Confira como outros setores votaram:

Bancários
Por meio de um comunicado, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília (SEEBB-DF) informou que vai aderir à greve. A categoria realizará uma assembleia na noite de hoje para ratificar a decisão.
Professores
Segundo o diretor do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), Cláudio Antunes, não haverá aulas nas escolas públicas do Distrito Federal na sexta-feira. O sindicato tem mobilizado os professores a se reunirem pelo período da manhã, na Praça do Relógio, em Taguatinga, onde será realizado um ato em favor do movimento. Além das pautas nacionais, como o protesto contra as reformas trabalhistas e da Previdência, o Sinpro-DF defende mais investimentos para a educação.
Saúde
A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, confirmou a participação do sindicato na greve, mas informou que só irão parar em setores não-emergenciais. Centros cirúrgicos de emergência, UTIs e internações não param. O presidente do SindMédico (Sindicato dos Médicos do Distrito Federal), Gutemberg Fialho, informou que ainda haverá uma reunião para definir se os médicos participarão da greve.
Correios
Os trabalhadores dos Correios também foram convocados para participar da greve. O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Sintec-DF) convocou uma assembleia na quinta-feira (29/6), às 18 horas, em frente ao edifício sede dos Correios, para deflagrar a paralisação.
[SAIBAMAIS]CEB e Caesb
O Sindicato dos Urbanitários convocou os trabalhadores da CEB para definir se a categoria vai aderir ao movimento. A definição ocorrerá em reunião que será realizada às 9h desta quarta-feira (28/6). O Sindágua, que atua pelos trabalhadores da Caesb, também realizará assembléia às 8h30 desta quinta-feira (29/6) para deliberar sobre o indicativo de greve da categoria.
UnB
Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília confirmou, em reunião realizada na última terça-feira (20/6), que os trabalhadores da categoria também vão participar da greve geral de sexta-feira (30/6).
Assistência social
O Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do GDF (Sindsasc-DF) também convocou os servidores da categoria para aderir à greve geral. O sindicato representa órgãos como a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social.
Judiciário e MPU
Em assembleia realizada na tarde de segunda-feira (26/6), o Sindjus confirmou que a categoria decidiu por unanimidade pela adesão à greve. Em nota, o sindicato informou que os servidores do poder Judiciário e do MPU vão realizar um ato na Praça dos Três Poderes em defesa da justiça do trabalho e eleitoral.
Servidores federais
Em assembleia geral, em 22/6, na Esplanada dos Ministérios, os servidores públicos federais lotados no Distrito Federal decidiram também aderir à greve. Todas as autarquias do governo federal cruzarão os braços, inclusive ministérios, Incra e Funai. O ofício foi encaminhado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF) nesta segunda-feira (26/6) ao Planejamento, informando a greve.
Vigilantes
O Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF) confirmou que também vai aderir à greve geral da próxima sexta-feira (30/6). Em diversas publicações em sua página oficial, a entidade que representa a categoria manifestou posição contrária à aprovação das reformas trabalhista e da Previdência, sob a alegação de que elas não trarão melhorias à vida dos servidores.

De fora

A Polícia Civil não deverá aderir ao movimento. O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), recomendou que seus filiados permaneçam cumprindo as demandas, sem sair em viaturas com efetivo reduzido ou sem coletes balísticos. Todas as ocorrências serão registradas pela corporação. Segundo o Sinpol, a falta de efetivo, por si só, já tem reduzido, as investigações e as prisões de criminosos.
O Sindicato dos Trabalhadores em Atividades de Trânsito do Distrito Federal (Sindetran-DF), que atua pelos órgãos de fiscalização e policiamento de trânsito, também confirmou que não vai aderir à paralisação. Segundo Fábio Medeiros, presidente da categoria, o grupo se prepara para uma possível greve no segundo semestre, mas a movimentação de sexta-feira não foi aprovada.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação