Cidades

Casal raro de gansos-havaianos chega ao Zoológico de Brasília

Os animais, que chegaram ao Zoo por meio de um programa de reprodução, fecundaram dois ovos em poucas semanas no local

postado em 29/06/2017 12:16

O comportamento reprodutivo dos animais já na primeira semana de estadia no local surpreendeu os especialistasO Zoológico de Brasília ganhou dois moradores neste mês. Um casal de gansos do Havaí (Branta sandvicensis), vindos do Zoo de Pomerode (SC), chegou a Brasília por meio de um programa de reprodução. Em poucos dias, as aves da espécie rara fecundaram dois ovos no novo ninho.

A diretoria de Aves do Zoo de Brasília, Ana Cristina Castro, diz que o comportamento reprodutivo dos animais já na primeira semana de estadia no local surpreendeu. "O período de incubação é de 28 a 32 dias e o macho e a fêmea já apresentam um comportamento agressivo, típico de quando querem chocar os ovos", conta.

Leia mais notícias em Cidades

Para Gerson Norberto, diretor-presidente da fundação, além de demonstrar a adaptação do casal ao novo ambiente, a rápida reprodução é uma prova de que os zoológicos estão não são mais uma instituição para a mera exposição de animais. "O zoológico tem um papel conservacionista importante, pois o impacto e o ritmo de extinção de espécies em todo o globo está muito acelerado;, explica.

O diretor destaca ainda que todas as espécies que chegam ao local estão inseridas em programas de conservação. "Conservamos um plantel de animais geneticamente saudáveis que, por meio de reabilitação, podem voltar para a natureza, ou que por meio da reprodução de seus filhos possam ajudar a renovar populações extintas."

Risco de extinção

[SAIBAMAIS]Oriunda das ilhas do arquipélago do Havaí, nos Estados Unidos, a espécie já esteve na iminência de desaparecer. Em 1952, existiam apenas 30 aves do tipo em todo o planeta. Em 1967, os gansos-havaianos passaram a ser considerados como espécie em extinção, sendo inseridos em projetos de preservação e programas de reprodução em cativeiro. Atualmente, existem cerca de 2 mil animais da espécie, que são criados em zoo e criadouros.


Ganso-havaiano no Jardim Zoológico de Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação