Cidades

#MissãoIpê: árvores colorem Brasília; prepare a câmera e faça lindas fotos

Começa a temporada das árvores que embelezam os espaços de Brasília. Aproveite, fotografe e divulgue pelo Instagram do Correio

Thiago Soares
postado em 05/07/2017 06:03
Ipe roxo florido, na Superquadra 208 SulO inverno muda Brasília! As baixas temperaturas e o clima seco não agradam a muita gente, mas, nesta época do ano, um personagem com a cara da cidade ressurge: é tempo de o ipê-roxo florescer! Como é tradição, o Correio e os leitores homenageiam essa árvore exuberante e icônica com fotos e selfies nas redes sociais.

"É muito bonito e, praticamente, impossível não perceber o quanto a cidade fica mais bela;, comenta da doméstica Guilhermina Rodrigues. O roxo é apenas o primeiro colorido apresentado por essas árvores. Até outubro, o amarelo, o branco e o rosa vão enfeitar a capital federal e seus arredores.
O Eixão Norte se transforma numa grande vitrine de ipês, sem ligar para o estresse do trânsito. Os apressados perdem essa paisagem única, mas quem consegue perceber a magnitude das árvores dá uma pausa para admirar a paisagem renovada, como ocorreu com Guilhermina Rodrigues da Silva.

[SAIBAMAIS]Ontem, ela não resistiu e andou a pé pelo Eixinho W, justamente para contemplar as flores roxas. Na 113 Norte, ela estava parada tirando uma selfie com um ipê ao fundo. ;Tenho a impressão de que a árvore está mais cheia e bonita. Eu gosto de admirar todas as cores, mas acho o roxo o mais bonito;, conta.

Em toda a sequência do Eixão Norte é possível encontrar alguns ipês-roxos. A situação não é diferente na Asa Sul. Bem perto do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) é possível notar árvores de variados tamanhos e tonalidades. E é só continuar seguindo para perceber a espécie frondosa ao longo do Eixão Sul.

Na 108 Sul, uma família também não resistiu à beleza os ipês. Catarina Xavier, 17 anos, que tem como hobby a fotografia, sempre busca registrar o florescer dessas espécies que florescem nesta época do ano. ;Quando eu morava no Guará, tinha uma árvore no caminho de casa, e eu sempre observava. É bem bonito de ser ver;.

Ana Caren Leite, 11 anos, também conta que, quando vê alguma árvore muito bonita, como o ipê-roxo, pede à mãe ou ao padrasto para parar o carro. ;A cidade fica bem bonita;, resume. O arquiteto Marco Antônio Sousa, 40 anos, destaca que o ipê já é um símbolo de Brasília. ;Sempre observo e gosto de ver as demais cores. Brasília fica muito bonita nessa época do ano;.

Participe!

O Correio tem uma missão para quem curte essa época colorida pelos ipês na capital do país. Sabe aquele ipê bem florido te chamou a atenção para uma foto? Muitas das vezes, ele acaba se transformando numa selfie ou uma foto perfeita. Se você, leitor, postá-la com a hashtag #MissãoIpê, a imagem de sua autoria poderá aparecer no Instagram do @CBfotografia. Ao longo da semana, os jornalistas do Correio escolherão as melhores e a cada segunda-feira, elas serão postadas no perfil do jornal. Então, se prepare, basta escolher aquele ipê bonito, e correr pra postar com a hashtag #MissãoIpê.

CURIOSIDADES

Rosa ou roxo?
Ao observar as árvores em alguns pontos de Brasília, é possível identificar árvores mais claras ou mais escuras. Nisso vem a pergunta: É rosa ou roxo? Entre junho e julho, a flor que floresce da árvore é roxa. Isso porque, na capital do país, existem duas espécies plantadas: Tabebuia heptaphylla e a Tabebuia impetiginosa, ambas típicas do cerrado. As duas diferem na tonalidade do roxo. O ipê-rosa aparece apenas em setembro.

O tempo de cada ipê
Cada variedade de ipê apresenta características próprias, como tempo e época de florescimento. As datas não são exatamente precisas, pois podem mudar de acordo com a quantidade de chuvas no ano ou tipo de solo onde está a árvore. Ainda assim, os períodos coloridos costumam ser os descritos abaixo:

Roxo
Tamanho: 15 a 18 metros
Período de floração: junho até agosto

Rosa
Tamanho: 12 a 15 metros
Período de floração: setembro e outubro

Amarelo
Tamanho: 12 a 15 metros
Período de floração: agosto a outubro

Branco
Tamanho: sete a 12 metros
Período de floração: agosto e setembro

Verde
Tamanho: 12 a 15 metros
Período de floração: agosto

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação